Fique Sabendo

Como solicitar o Seguro-Desemprego pela Internet

Foi lançado pela Secretaria de Previdência Social e Trabalho, do Ministério da Economia, uma plataforma na Internet para que o trabalhador doméstico possa solicitar o seguro-desemprego.

Essa era a única categoria que tinha que comparecer a um posto de atendimento do SINE – Sistema Nacional de Emprego ou se dirigir à Superintendência Regional do Trabalho para que fosse possível solicitar o benefício, de forma presencial.

Em relação as domésticas, o valor mínimo a ser pago é de acordo com o valor do salário mínimo (R$ 1.045), mesmo que a trabalhadora receba o piso regional de seu estado.

Entretanto, a facilidade de o pedido ser solicitado pela Internet, a análise pela webe poderá levar até 20 dias.

Os empregados domésticos estavam usando as redes sociais para divulgar, que não estavam tendo acesso ao seguro-desemprego após a dispensa do trabalho por causa das unidades em todo o Brasil estarem fechadas temporariamente, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Mário Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, disse:

“Nós recebemos uma série de reclamações de pessoas que não estavam conseguindo fazer a solicitação do seguro-desemprego porque os postos estavam fechados, e elas não conseguiam atendimento pelo número 158. O governo liberou a plataforma na sexta-feira”.

Como solicitar?

Quem for solicitar deverá comprovar a demissão sem justa causa, devendo ter os seguintes documentos para serem apresentados:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, na qual deverão estar a anotação do contrato de trabalho doméstico e a data de dispensa, de modo a comprovar o vínculo empregatício, como empregado(a) doméstico(a), durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses.
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.
  • Deverá ser declarado que não está em gozo de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) da Previdência Social, menos o auxílio-acidente e pensão por morte.
  • Deverá declarar de que não possui renda própria de qualquer natureza suficiente para sua manutenção e à de sua família.

Acompanhe o passo a passo

Primeiro passo: Você deverá clicar no campo Solicitar e preencher requerimento do Seguro-Desemprego do Empregado Doméstico.

Segundo passo: Aparecerá um formulário, onde deverá ser preenchidos os dados de identificação do trabalhador, dados de identificação do vínculo e anexados (upload) os documentos exigidos para habilitação do benefício do seguro-desemprego do empregado doméstico.

Documentos para todos os casos:

  • Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho
  • RG
  • Sentença judicial (se houver)
  • Comprovante de residência (opcional).

Terceiro passo: Análise do requerimento. As informações recebidas dos trabalhadores serão incluídas na base de dados do Portal Mais Emprego e analisadas para verificar se o solicitante atende aos requisitos para recebimento do benefício. De acordo com o governo, a análise pode demorar até 20 dias.

Quarto passo: O trabalhador poderá acompanhar o andamento do processo por meio do site do governo. Neste caso, o trabalhador deverá informar o número do PIS. A outra opção é ligar para o número 158, mas, segundo informações do próprio site, o tempo médio de espera está em 30 minutos para o atendimento na central telefônica

Quinto passo: Depois da análise do requerimento, quem solicitou terá a informação sobre o deferimento ou o indeferimento, quando são emitidas as parcelas do benefício. Já no caso de indeferimento, o próprio sistema apresentará uma notificação que irá informar porque o benefício não pode ser concedido.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

20 minutos ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

1 hora ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

5 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

5 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

8 horas ago