Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil
Desde maio, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), adota um sistema que utiliza inteligência artificial para análise e concessão de benefícios previdenciários. Em suma, a tecnologia foi implementada como uma medida para reduzir o tempo de espera pela aposentadoria, após o requerimento inicial, diminuindo a demora referente ao processo manual.
Em agosto, a fila de segurados que aguardavam a concessão do benefício, ultrapassou 1,1 milhão de pessoas, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social. De lá pra cá, a autarquia afirma que esse número caiu para 976 mil pedidos esperando análise.
Diante disso, é perceptível que houve uma queda relevante na fila de concessão dos benefícios, após a implementação do robô. Por outro lado, o uso da tecnologia também contribuiu para o aumento no número de pedidos de aposentadoria negados.
Nesta linha, a cada 4 pedidos de aposentadoria 1 é negado pela inteligência artificial. Isto é, a cada 200 mil requerimentos, 150 mil são negados e apenas 50 mil são concedidos pelo instituto de maneira automática.
De acordo com o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Cherulli, com a implementação da nova sistemática, o segurado deve dobrar a atenção na análise dos documentos. Isto porque, o robô pode até conceder o benefício, entretanto, pode ser em condições mais básicas, obrigando a pessoa a entrar com uma possível revisão do benefício, posteriormente.
Diante do alto índice de negativas a partir do crivo do robô, especialistas da área previdenciária, separaram algumas dicas referente a estratégias que podem ser tomadas para garantir maiores chances de êxito no pedido feito ao INSS. Confira:
O requerimento da aposentadoria pode ser feito de maneira 100% digital, através da plataforma do Meu INSS. Veja abaixo um guia completo de como é feito o pedido:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…