Fique Sabendo

Como tornar a sua loja relevante nos resultados de pesquisa do Google

A internet se tornou o local onde as pessoas passam a maior parte do dia. É por meio dela que muitos trabalham, estudam, pesquisam, assistem a filmes, escutam música, se comunicam com amigos e familiares e, o mais importante para quem vende online, compram.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, o que equivale a cerca de 1,2 trilhão por ano em todo o mundo.

Além disso, o Google é o mecanismo de pesquisa mais utilizado pelo mercado e representa uma fatia de 92,51%, segundo a StatConter GlobalStats. 

Exatamente por conta do grande número de pessoas que recorrem ao mecanismo de pesquisa quando precisam comprar alguma coisa, é essencial que, quem vende online, esteja bem colocado e relevante, afinal, de acordo com dados do próprio Google, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página. 

Pensando em ajudar quem deseja tornar a sua loja virtual mais relevante nos resultados de pesquisa e, automaticamente, conquistar mais clientes, a Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, lista cinco passos.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que empreendedores criem e promovam o perfil do seu próprio negócio e site na busca do Google e no Google Maps.

Ao utilizar a plataforma, é possível interagir com clientes, manter suas informações atualizadas, publicar fotos, ofertas e promoções.

Quanto mais o perfil do seu negócio for atualizado e receber notas e comentários dos clientes, mais relevante será.

Além disso, o Google oferece cursos e treinamentos gratuitos para lojistas, por meio deste link

Palavras-chave

As famosas palavras-chave são essenciais, portanto, sempre certifique-se de descobrir quais são as mais importantes para o seu tipo de negócio e inclua-as nos textos e descrições.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio do Google Adwords, que possui um planejador de palavras-chave nativo que ajuda a descobrir os bons termos para utilizar. 

Imagens

Escolha com cuidado e valorize todas as imagens publicadas, mostrando o produto em diversos ângulos e utilizando a identidade visual da sua empresa.

O consumidor precisa se sentir confiante para efetuar uma compra online e, quanto mais imagens e vídeos do item que ele deseja, maior a chance de venda. 

Tráfego de referência

O tráfego de referência é, basicamente, a citação da sua página em outros sites, ou seja, qualquer link para o seu site que esteja disponível em outras páginas da internet.

Essa estratégia é importante e é um critério bem visto por mecanismos de pesquisa, além de ter o seu negócio citado em outros canais, o que demonstra autoridade para o usuário final. 

Velocidade de Carregamento

Quando um site é lento, pesado e a velocidade de carregamento é baixa, o Google costuma diminuir as chances de leads, afinal, ninguém gosta de sites com bugs e que ficam travando.

Um site ágil e responsivo, tanto para computadores quanto para smartphones e tablets, garante que o usuário encontre a sua marca com mais facilidade e permaneça mais tempo navegando e conhecendo os seus produtos. 

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

32 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

43 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago