DCTFWeb Como vai funcionar a substituição da DCTF / Imagem freepik
A substituição da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) pela DCTFWeb vai acontecer a partir do mês de janeiro, marcando o fim de uma obrigação tributária acessória e trazendo algumas mudanças.
Portanto, muitos detalhes vão mudar a partir do mês a partir do próximo ano, explicaremos de uma maneira simples como a substituição vai acontecer e como ela é importante para a contabilidade.
Entenda nos próximos tópicos como funcionará a substituição da DCTF a partir do mês de janeiro de 2025.
O objetivo é simplificar o cumprimento das obrigações acessórias com a unificação das duas principais declarações que constituem débitos, simplificando a prestação de informações pelos contribuintes.
Ou seja, a extinção de uma obrigação visa trazer mais simplicidade e praticidade, entretanto muitas dúvidas surgiram, referente aos prazos.
Os prazos atuais são os seguintes:
Sim, o prazo para envio da DCTFWeb sofrerá modificações por conta da unificação das obrigações, agora ela deverá ser transmitida até o dia 25 do mês seguinte à ocorrência dos fatos geradores, vencendo próximo dia útil quando o dia 25 não for dia útil
Para a unificação das obrigações, será criado o Módulo de Inclusão de Tributos (MIT), ele vai possibilitar a inclusão dos débitos relativos a tributos que ainda não são enviados para a DCTFWeb por meio de uma escrituração fiscal específica.
O MIT substitui o PGD DCTF, que atualmente é utilizado para a declaração dos seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, IPI, COFINS, CIDE, IOF, CONDECINE, CPSS e RET/PAGAMENTO UNIFICADO.
A partir de janeiro, a origem de geração da DCTFWeb serão seguintes sistemas:
Em fevereiro a DCTF referente ao mês de novembro ainda precisa ser enviada, além disso, a DCTFWeb já unificada também será enviada pela primeira vez em fevereiro. Confira abaixo um cronograma para você se orientar:
Obrigações | Data de envio |
DCTF referente a novembro | deve ser enviada até 15º dia útil de janeiro |
DCTFWeb Mensal de dezembro | até o dia 15 de janeiro |
DCTF de dezembro | deve ser enviada até 15º dia útil de fevereiro |
DCTFWeb (já unificada) | até 25 de fevereiro |
Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional, você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…