Fique Sabendo

Compra compulsiva pode se tornar doença?

A oniomania, também conhecida como síndrome de compra compulsiva, é um transtorno psicológico e está relacionada a outras condições, como transtornos de ansiedade, de humor e transtorno obsessivo-compulsivo.

Conforme explica Carina Magalhães, professora do curso de Psicologia da Unime, as pessoas que consomem compulsivamente buscam recompensas, que aliviam temporariamente as vivências negativas, como desconforto emocional, ou até mesmo o vazio existencial.

“Infelizmente, ao longo dos anos, é notório que as consequências da falta de controle no consumo, afeta e impacta negativamente famílias inteiras. A compulsão não apenas afeta o equilíbrio financeiro, como gera conflitos interpessoais. Esse desgaste pode impactar a saúde mental daqueles que dividem o mesmo espaço e rotina diária com quem possui dificuldades no controle do comportamento impulsivo”, explica a psicóloga.

 É comum que indivíduos que sofrem de oniomania tenham a sensação de alívio ou prazer ao realizar uma compra. No entanto, esse sentimento vem seguido de culpa, remorso e ansiedade.

 Comportamentos compulsivos também são reflexos de uma sociedade cada vez mais acelerada que age por impulso, buscando por vezes compensar ausências de tempo e convívio com a aquisição exagerada de produtos disponíveis facilmente num clique, sem nem precisar sair de casa.

Leia também: Saiba O Que Os Consumidores Buscam Em Suas Compras Online!

 Identificar se uma pessoa está com oniomania não é algo simples, já que a oniomania opera dentro do aspecto psíquico.

Geralmente, quem enfrenta não reconhece a doença e quem está à volta não se sente confortável para sinalizar que é hora de procurar ajuda.

A psicóloga defende que a ajuda profissional é um caminho para evitar as compras por compulsão e a terapia é uma opção para tratar a oniomania.

Leia também: Principais Causas Da Síndrome De Burnout E O Papel Do INSS

 O tratamento para a doença normalmente envolve abordagens além do que está aparente, por meio da terapia cognitivo-comportamental, que visa identificar os gatilhos emocionais por trás da ação de compra compulsiva e desenvolver estratégias para controlá-lo.

Em alguns casos, medicamentos podem ser descritos pelo médico que acompanha o caso, para tratar sintomas relacionados, como ansiedade e depressão.

Bia Montes

Recent Posts

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

15 minutos ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

42 minutos ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

2 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

3 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

9 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

11 horas ago