Imagem por @freepik / freepik
O ano de 2021 está chegando ao fim e com isso surgem as festas típicas desse período. Com o avanço da vacinação no Brasil, várias pessoas estão se organizando para reunir seus familiares, amigos, colegas de trabalho, entre outros. Uma das novas exigências para esse tipo de evento é o comprovante de vacinação.
Acompanhe o artigo e saiba como emitir o seu.
O comprovante de vacinação ou Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que reconhece a vacinação da pessoa contra a Covid-19 . O Ministério da Saúde propicia, através do Conecte SUS Cidadão, a chance do indivíduo visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.
Os comprovantes de vacinação são anexados nos sistemas de informação conectados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Entre esses sistemas, podemos evidenciar: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, estabelecidos pelos estados e municípios.
Essas informações são exibidas automaticamente no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital.
Depois que o ciclo vacinal for encerrado, o cidadão poderá expedir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, na aba “vacina” da plataforma ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
O documento contém dados cadastrais, como:
A emissão do documento acontece através do “Conecte SUS”, acessando a Carteira de Vacinação Digital.
O “Conecte SUS” pertence a um sistema onde são anexados os dados ligados ao Ministério da Saúde.
Em resumo, todos os indivíduos que finalizaram o ciclo vacinal contra a Covid-19 e conseguiram o Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.
Acompanhe a seguir, quais são os estados brasileiros que exigem o documento:
Importante: Santa Catarina, aderiu a um comprovante válido somente para eventos, mas pode ser substituído por RT-PCR realizado nas últimas 72 horas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…