Carreira

Comunicando más notícias: dicas para líderes

Comunicar notícias ruins ou desagradáveis é uma das tarefas mais difíceis e desafiadoras que um chefe, líder ou patrão pode enfrentar. Isso se deve ao fato de que recados desta natureza podem afetar negativamente a moral dos funcionários, o clima organizacional e até mesmo a produtividade da empresa.

Ao passar uma informação com teor negativo para os trabalhadores, o chefe muitas vezes se depara com a difícil tarefa de encontrar as palavras certas para transmitir a mensagem de maneira clara e concisa, sem parecer insensível ou desrespeitoso. Além disso, é preciso estar preparado para lidar com as reações emocionais dos funcionários, que podem variar de tristeza e frustração a raiva e ressentimento.

No entanto, é importante que o chefe comunique a notícia de maneira clara e honesta, para que os funcionários entendam a situação e possam se preparar para as consequências. Neste âmbito, é essencial que o mensageiro esteja disponível para ouvir as preocupações e dúvidas dos funcionários, para que eles se sintam respeitados e valorizados.

Posturas que devem ser evitadas ao dar uma má notícia

No âmbito corporativo, conforme o estadunidense Joseph Grenny, especialista em comunicação, é normal se deparar com certas atitudes tomadas por chefes que representam verdadeiros obstáculos para a eficiência da mensagem, são elas: 

  • Passar a responsabilidade: é usual que o chefe culpe aqueles que estão em cargos mais altos, o que pode prejudicar a relação entre as pessoas integrantes do ambiente de trabalho, em termos interpessoais e de produtividade;
  • Procrastinar: é comum que alguns chefes atrasem a comunicação de uma notícia ruim, esperando que a situação melhore ou adiando a conversa por medo das reações dos funcionários. Isso pode aumentar a incerteza e a ansiedade dos funcionários, prejudicando a relação de confiança com a liderança.
  • Se manter distante: também é bastante comum encontrar uma certa distância emocional dos líderes ao passarem uma mensagem desagradável. As consequências da falta de empatia ou transparência são das mais diversas, o que pode incluir perda de respeito ou confiança pela chefia.
Imagem: Drazen Zigic / freepik

4 dicas para passar a mensagem desagradável de forma correta

Em publicação na sua página do Linkedin, o Inspirational and transformational leader, Paulo Henrique de Aquino, elenca algumas estratégias que podem auxiliar o líder, no momento em que será necessário comunicar uma notícia ruim aos funcionários. Confira, ao menos, 4 dicas concedidas pelo especialista: 

  1. Passe a notícia de maneira clara e direta, pois, florear muito somente atrapalha e tornará a mensagem mais difícil;
  2. Assuma a responsabilidade sobre a mensagem, de modo a dar teor coletivo à decisão, e explicar como a lideranças chegou a na respectiva escolha;
  3. Assim que o comunicado for dado, procure dar uma pausa para que a notícia seja digerida. Para Aquino, é que o líder “não divague para preencher o silêncio ou evitar o contato visual.”;
  4. Por fim, é essencial que o líder demonstre empatia e compreensão, reconhecendo os efeitos que uma notícia deste âmbito pode causar aos funcionários, em termos emocionais e de planejamento.
Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago