Photo by @freepik / freepik
Está chegando o momento de se aposentar, muitos planos feitos, mas você tem dúvidas sobre a concessão automática da aposentadoria. Ou melhor falando, a forma de se aposentar automaticamente. Fique tranquilo, nós vamos explicar. A concessão automática pode ser concedida mais rapidamente a partir do cadastro em dia. É essencial ter documentos que comprovem todos os períodos de trabalho.
O INSS introduziu, em 2019, uma nova forma de conceder o benefício da aposentadoria por idade dos segurados urbanos. Por isso, com a mudança a concessão é feita de forma automática. Desta forma, dispensa a ida do cidadão em uma agência do INSS.
Mas, essa modalidade acabou não tendo resultados tão eficientes em função da enorme fila de requerimentos à espera de respostas. Deste modo, muitos pedidos passaram a entrar no sistema de forma simultânea e intensa. Isso no mesmo momento em que o instituto passa por aposentadorias internas dos servidores. Sem contar que, o INSS enfrenta um cenário sem nenhuma expectativa de concurso público. Receber novos colaboradores iria melhorar e agilizar o atendimento.
Para tentar driblar a fila virtual do INSS, o ideal é manter sempre atualizados o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS. Ele contém o relatório de informações do trabalhador em regularidade.
Por isso, esse cadastro é a união dos documentos mais importantes nesse procedimento. Caso haja a necessidade de realizar qualquer ajuste no documento, é possível fazer a correção apenas no momento de concessão. Sendo assim, a partir do portal Meu INSS, o trabalhador responderá perguntas referentes à seu histórico profissional.
Desta forma, para a aposentadoria ser concedida a distância de forma automática, o trabalhador deve agendar o requerimento da aposentadoria. Sendo assim, o agendamento pode ser pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS.
É possível sim, mas para isso é necessário organização para obter a concessão automática da aposentadoria . Conferir o cadastro de contribuições é um passo muito importante. Considerado o documento mais significativo em relação ao benefício da aposentadoria, o extrato de contribuições possibilita o cálculo do tempo de contribuição como também o valor do benefício.
Além disso, fique atento aos erros no cadastro CNIS, o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Portanto, ele deve ser observado com cautela, aspectos como compatibilidade entre salários e holerites ou possíveis pendências devem ser analisadas.
Sendo assim, caso perceba algum erro em seu CNIS você pode agendar a Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário pelo Meu INSS. Pode também comparecer a agência designada com os documentos que comprovem o erro e realizar a correção do erro.
Com o CNIS devidamente regularizado, reúna todos os documentos referentes a sua vida profissional como:
Carteiras de trabalho;
Holerites;
Sentença de ação trabalhista;
Certificado de reservista, no caso dos homens;
Certificado de tempo de contribuição, para quem foi funcionário público;
Carnês de pagamento, para quem foi contribuinte individual;
Extratos do Fundo de Garantia;
Contratos de início e fim do vínculo de trabalho.
É válido enviar documentos que comprovem o seu direito. Em caso de relatos de atuação como servidor público, é preciso encaminhar a certidão do órgão em que trabalhava.
Por isso, se você está próximo de se aposentar, organize toda a sua documentação. Além disso, também mantenha as informações no CNIS corretas. No entanto, caso tenha dificuldades para se aposentar, conte com um advogado previdenciário.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original de autoria por Scarpel Araújo Advogados
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Portal Sped informa que foi publicada a versão 6.0.3, da EFD-Contribuições, com as seguintes…
O Conselho da Justiça Federal (CJF) anunciou a liberação de um montante significativo de recursos…
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma obrigação anual que, quando…
Se você é beneficiário do INSS deve estar ansioso para receber seus benefícios para aproveitar…
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…