Chamadas

Concessão da Rede Globo acaba nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (5), acaba a concessão da Rede Globo para as emissoras do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

No dia 20 de setembro, a emissora da família Marinho entrou com um pedido de renovação da concessão de suas emissoras. Por enquanto, não houve nenhuma manifestação vinda do Palácio do Planalto.

Por várias vezes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ameaçou não renovar a concessão da Globo e impedir a continuidade das transmissões da companhia.

Porém, as coisas não funcionam do jeito que Bolsonaro deseja. Caso decida atrasar o processo, tudo indica, que mesmo assim, a Globo terá sua concessão renovada, uma vez que existe todo um trâmite com o Congresso. Entretanto, como o processo é demorado, pode ser que somente o próximo presidente decida a renovação da concessão.

Como manda a lei, a Rede Globo pediu uma renovação por mais 15 anos. O último pedido aconteceu em 2008, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aceitou o pedido por meio de um decreto.

Mesmo que a renovação da concessão demore a ser liberada, a emissora não deixará de transmitir sua programação.

Isso porque em 2017 foi aprovada uma lei que permite que as emissoras sigam operando com a concessão vencida até que haja uma resposta sobre a solicitação. A única obrigatoriedade é já ter protocolado o pedido de renovação.

De acordo com a Constituição Federal, a Câmara e o Senado terão um prazo de 45 dias, cada, para analisarem o processo.

Regras para concessão de uma emissora de TV

Ter, no mínimo, 70% do seu capital nas mãos de acionistas brasileiros.

Transmitir em sua grade pelo menos 5% de notícias e 5 horas de programas educativos.

Aprovado pelo Ministério das Comunicações e pelo Presidente da República, o contrato se estende por 15 anos. Após esse período, o pedido de concessão passa pelo mesmo caminho até chegar ao Presidente, que pode vetar a renovação.

Não se preocupe, você não vai ficar sem ver o último capítulo de “Pantanal” que será exibido nesta sexta-feira (7). O caminho para a renovação da concessão é longo e não é decidido da noite para o dia. Ainda mais em tempos de eleição.

Veja quais emissoras já foram cassadas no Brasil

Em 18 de julho de 1980, a Rede Tupi, primeira emissora de TV no país, em 1950, saiu do ar. Na época, a Tupi passava por uma crise financeira, seus funcionários estavam em greve, pois não recebiam seus salários. Desta forma, sua concessão não foi renovada.

Na época, o presidente João Figueiredo (1918-1999) assinou um decreto declarando peremptas, ou seja, não mais renováveis, sete das nove emissoras da Rede Tupi.

No entanto, ele precisou ter uma reunião com os seus ministros para tomar a decisão. Foram retiradas do ar as emissoras de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ), a TV Itacolomi, de Belo Horizonte (MG), a TV Rádio Clube de de Fortaleza (CE), e a TV Piratini, de Porto Alegre (RS).

Continuaram no ar apenas a TV Brasília, de Brasília (DF), e a TV Itapoan, de Salvador (BA), que tiveram suas concessões renovadas e estão no ar até hoje, respectivamente como afiliadas da RedeTV! e da Rede Record.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

7 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

8 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

14 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

14 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

14 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

14 horas ago