Empresas do grupo:

Início » Concurso da Polícia Federal: serão só mil vagas? Tire suas dúvidas!

Concurso da Polícia Federal: serão só mil vagas? Tire suas dúvidas!

por Matheus Vinicius Ribeiro
3 minutos ler

O concurso da Polícia Federal é um dos mais aguardados de 2025 e, para alegria de milhões de concurseiros, a autorização para o concurso foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro.

Foram anunciadas mil vagas, contrariando (aparentemente) o anunciado anteriormente de 2 mil vagas. Entretanto, existe uma explicação para o anúncio dessa quantidade, nós vamos tirar as suas dúvidas envolvendo as outras mil oportunidades.

Se você está com dúvidas sobre o concurso da Polícia Federal, nós vamos te atualizar e apresentar algumas explicações.

Edital autorizado, quando será publicado?

Com a autorização publicada na última sexta-feira (14), o prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público deve acontecer em até seis meses, contando a partir do dia 14 de fevereiro. Portanto, a organização do exame será de 6 meses.

O concurso da Polícia Federal acontecerá ainda em 2025?

Sim, já foi confirmado que o concurso e a convocação dos primeiros aprovados vai acontecer ainda no ano de 2025. Em 2026 o certame dará prosseguimento a novas convocações. Edital trará mais esclarecimentos sobre as fases da seleção.

Quais são as vagas para o concurso da PF?

Como citamos inicialmente serão 1 mil convocados, as vagas serão distribuídos da seguinte maneira:

  • 120 vagas para cargos de delegado
  • 69 vagas para cargos de perito criminal federal;
  • 630 vagas para cargos de agente;
  • 160 vagas para cargos de escrivão; e
  • 21 vagas para cargos de papiloscopista.

Leia também:

Não eram 2 mil vagas disponíveis, alguma coisa mudou no concurso da Polícia Federal? 

Continuam sendo 2 mil vagas ofertadas pelo certame, isso, inclusive, foi reforçado na nota publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Portanto, 1 mil aprovados serão convocados este ano e 1 mil em 2026, isso será possível por meio de um cadastro de reserva.

“Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, declarou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Você também pode gostar