Imagem por @freepik / freepik
O Concurso Nacional Unificado, apelidado popularmente de “Enem dos concursos”, tem como objetivo unificar em uma única avaliação os processos seletivos autorizados para recrutamento de servidores públicos em diversos órgãos do Governo Federal.
Mediante o pagamento de uma única taxa de inscrição, os candidatos terão a oportunidade de concorrer a diversas vagas disponibilizadas por órgãos federais, contanto que essas vagas pertençam à mesma área de atuação.
Neste momento, o programa ainda se encontra em fase de proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) aos demais órgãos governamentais, os quais têm prazo até o dia 29 de setembro para aderir a essa iniciativa.
Os candidatos terão a oportunidade de competir por múltiplas vagas dentro de uma mesma área de atuação.
Durante o processo de inscrição, eles deverão escolher um dos blocos temáticos disponíveis (consulte a lista ao final desta reportagem).
Posteriormente, será necessário que indiquem a ordem de preferência para os cargos/carreiras disponíveis no bloco que selecionaram.
Se assim desejarem, os candidatos também podem optar por se inscrever exclusivamente para uma vaga específica.
A alocação nas vagas será determinada com base no desempenho do candidato na prova, bem como na ordem de preferência que ele tenha estabelecido para os cargos.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a previsão é que o edital do concurso seja divulgado até o dia 20 de dezembro.
Leia Também: Governo Reserva R$ 526 Milhões Para Concursos Públicos Em 2024
As vagas destinadas ao preenchimento através do Concurso Nacional Unificado foram organizadas em blocos temáticos pelo Ministério da Gestão:
Na segunda-feira (28), foi divulgado o cronograma do concurso unificado. Veja as datas:
De acordo com o Ministério da Gestão, a avaliação será dividida em duas partes no mesmo dia. A primeira parte consistirá em provas objetivas com uma matriz comum para todos os candidatos.
A segunda parte englobará provas específicas e dissertativas organizadas em blocos temáticos.
Os resultados gerais da primeira fase têm previsão de serem divulgados até o final de abril de 2024.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…