Tribunal Superior do Trabalho (TST) planeja novo concurso em 2017 para carreiras da magistratura, técnicos e analistas. O projeto do certame já está em elaboração e o próximo passo agora é escolher a banca organizadora.
Boa notícia. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) anunciou que divulgará em breve um novo edital para realização de concurso público no ano de 2017. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal, José Railton Silva Rego, o projeto do concurso já está em elaboração e o próximo passo é escolher a banca realizadora. Em dezembro de 2016, o presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, já havia anunciado a realização de novos concursos em 2017 para os cargos de Técnico e Analista Judiciário e o primeiro concurso nacional na magistratura trabalhista.
De acordo com declaração feita por José Railton Silva Rego, a seleção de 2017 abrirá vagas nas funções de Técnico na área Administrativa, na área de Segurança Judiciária e na área de Programação; e para Analista nas áreas Judiciária, Administrativa, Contabilidade, Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação e Taquigrafia.
O cargo de Técnico Judiciário exige formação de nível médio na área administrativa ou técnico nas demais especialidades e tem salário inicial fixado em R$ 6.180,00. O cargo de Analista é reservado a candidatos de escolaridade superior em diversas áreas de formação e tem salários iniciais de R$ 10 mil. A jornada de trabalho das funções é de 40 horas por semana. Até 2019, os servidores do judiciário terão reajustes escalonados que somarão 41%, conforme projeto já sancionado pelo Presidente Michel Temer.
O concurso da Magistratura para Juiz do Trabalho Substituto terá organização da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e será composto por seis etapas: provas objetiva, discursiva e prática (sentença), de caráter classificatório e eliminatório; sindicância de vida pregressa, investigação social e exame de sanidade física e mental, eliminatórias; prova oral, classificatória e eliminatória; e avaliação de títulos, classificatória. O concurso irá reservar 20% das vagas a candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência.
A última seleção promovida pelo Tribunal ficou a cargo da Fundação Carlos Chagas (FCC) e abriu inscrições para 37 vagas efetivas, mais formação de cadastro reserva, em junho de 2012. Foram 76.811 inscritos no total, sendo 14.270 apenas no cargo de Analista – Área Judiciária e 10.470 para Analista – Área Administrativa. Já para Técnicos, 41.337 candidatos tentaram ingresso na Área Administrativa; 4.855 na Área de Segurança Judiciária; e 997 na Área de Programação.
Para os cargos de Analista a prova teve 60 questões, sendo 20 delas sobre conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos de cada função, mais prova discursiva de redação. Já para Técnicos, foram 30 questões de conhecimentos gerais e outras 30 de conhecimentos específicos. A aplicação das etapas aconteceu em Brasília-DF.
Apesar da abertura de apenas 37 vagas, o último concurso convocou 735 aprovados no decorrer de sua validade. Foram empossados 349 Técnicos da Área Administrativa; 95 Analistas da Área Judiciária; 30 Analistas da Área Administrativa; e 52 da área de Análise de Sistemas.
O concurso de 2012 teve sua validade inicial de dois anos prorrogada uma vez e venceu em outubro de 2016, dessa forma o TST necessita de um novo concurso para provimento de cargos vagos ou a vagar nos próximos anos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…