Previamente, é preciso entender o porque é vantajoso manter um alto score junto aos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa. Neste sentido, por ter um perfil bem avaliado, a pessoa irá encontrar mais facilidades na contratação de alguns serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
Isto ocorre, pois, instituições que oferecem estes serviços, comumente realizam análises nos órgãos responsáveis, no intuito de saber o risco de crédito que um determinado perfil possui, antes de lhe conceder um empréstimo, por exemplo. Sendo assim, caso esta pessoa possua um score baixo, ela é considerada um “mau pagador”, ou seja, uma pessoa que não honra com suas dívidas, logo representa um alto risco de crédito para empresa financeira.
Como funciona a pontuação do score?
O score do Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, e possui classificações que vão de “baixo” a “muito bom”. Veja como isto ocorre:
Pontuação | Classificação do Score |
de 0 a 300 | Baixo |
de 301 a 500 | Regular |
de 501 a 700 | Bom |
de 701 a 1000 | Muito bom |
Vale ressaltar que o score do Serasa leva em conta os seguintes critérios para sua pontuação:
- Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito;
- Pagamento de crédito;
- Histórico de dívidas.
- Comportamento de consultas.
- Consultas para serviço e crédito;
- Crédito contratado.
5 dicas para aumentar seu Score
Previamente, vale ressaltar que as dicas apresentadas a seguir não garantirão, de fato, que seu score irá aumentar, mas tem um grande potencial de chegar a essa desejada meta. É preciso entender que apesar de ser uma pontuação dinâmica, o órgão leva um tempo para analisar devidamente o seu comportamento financeiro.
Diante disso, siga as dicas a seguir e tenha paciência, pois não há um tempo exato para que sua pontuação suba. Confira:
1- Mantenha seus débitos em dia: pagar suas dívidas no prazo estipulado, bem como manter em dia pagamento de débitos mensais, como conta de luz, telefone, condomínio, aluguel, etc, tem grande peso para o score do Serasa. Uma boa dica é colocar estas contas mensais em débito automático se possível.
2- Quite suas dívidas: manter dívidas em aberto, é um forte sinal para os órgãos de proteção ao crédito, que você não honrou com algum compromisso financeiro, aumentando seu risco de crédito e jogando seu score para baixo. Portanto, se livre das dívidas e evite adquirir novos débitos com os quais você não conseguirá honrar.
3- Atualize seus dados junto ao Serasa: manter informações como telefone, endereço e e-mail desatualizadas podem impactar negativamente no seu score. Sendo assim, atualizar seus dados cadastrais é uma maneira simples de garantir que sua pontuação continuará subindo
4- Evite gastos desnecessários: caso você esteja com dificuldades de honrar com suas dívidas, é recomendado utilizar o seu dinheiro apenas para o essencial. Feito isso, avalie se é possível arcar com gastos mais supérfluos, como serviços de ‘streaming’ e planos mais vantajosos de celular.
5- Compre no crédito: esta pode parecer uma dica contraditória, todavia, uma boa estratégia para elevar seu score é fazer o crédito girar. Contudo, esteja atento se você pode arcar com os débitos gerados, para não gerar novas inadimplências.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp