Está pensando em abrir seu próprio escritório de contabilidade? Só que ainda não sabe por onde começar? Então, você está no lugar certo! Criamos esse post especialmente para você inteirar-se sobre o assunto, e começar 2017 com tudo pronto e 100% operando. Vamos lá?
Os desafios de um contador iniciante para conquistar seu espaço no mercado, são os mesmos para aqueles que acabaram de sair da faculdade, pois enfrentar uma concorrência madura e estabelecida será desafiador, mas jamais impossível para o contador do futuro. A grande jogada para entrar de vez no jogo é desenvolver diferenciais competitivos para ganhar destaque e não ficar na briga por preço.
Um contador precisa conhecer e desenvolver práticas específicas da sua área de atuação. Veja algumas dicas:
Antes de começar é preciso fazer um pequeno investimento. Se você for começar dentro da sua própria casa, já é meio caminho andado. Você vai precisar de computador, internet, impressora, um sistema de gestão e café, claro! A grande maioria dos contadores começam dentro de casa e gradativamente vão migrando para novos lugares, quando a demanda aumenta e a empresa cresce.
Mas caso queria abrir um espaço exclusivo para o seu novo escritório, o dinheiro pode ser um pouco mais alto. Você vai precisar investir em aluguéis, computadores, terá gastos com luz, água e contas que podem aparecer eventualmente e por aí vai. Não é impossível! Com um bom plano de negócios, bem estruturado e uma planilha bem feita sobre custos de implantação, você consegue domar o leão.
Com um mercado cada vez mais competitivo, o contador iniciante tem o desafio de se destacar em meio a outros candidatos apresentando uma imagem positiva e condizente com suas melhores qualidades dentro e fora do ambiente corporativo. Por isso, o marketing pessoal é uma ferramenta indispensável para que você use essas qualificações como estratégia para alavancar sua carreira.
Lembre-se que investir em páginas do seu escritório nas redes sociais ajuda e muito. Atualmente a maioria das pessoas, empresas e escritórios já estão lá.
Antes de começar o trabalho, o contador iniciante precisa saber quais são as maiores necessidades e oportunidades disponíveis na área contábil na região onde vive. Com as informações obtidas por meio de uma análise do mercado da contabilidade, é hora de definir um público-alvo e direcionar o seu trabalho oferecendo serviços focando na área na qual você tenha mais conhecimento e segurança.
Tão importante quanto conquistar os primeiros clientes, o contador iniciante tem a missão de preservar aqueles que lhe deram a primeira oportunidade na carreira. Para garantir a fidelização e receber indicações para outros serviços, ofereça sempre um trabalho qualificado e se mostre disponível para atender às necessidades específicas de cada um deles.
No início da carreira pode ser difícil administrar todas as tarefas do serviço contábil, por isso o uso de um sistema de gestão para o controle e gerenciamento das rotinas de contabilidade é um recurso valioso para o contador iniciante.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…