Imagem: wirestock / freepik
Na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro, observamos um leve aumento de 0,01% no valor do dólar em relação ao real. Com isso, a cotação para compra ficou em R$4,814, enquanto para venda foi registrada a marca de R$4,815. Essa variação ainda mantém o dólar acessível para aqueles que procuram adquirir a moeda, especialmente para fins turísticos.
Embora o dólar tenha registrado momentos de valorização, nos últimos dias, a moeda norte-americana tem, em sua maioria, apresentado uma tendência de queda. O mercado financeiro é notoriamente volátil e suscetível a influências de eventos globais. Atualmente, um dos fatores que impactam o cenário é a guerra na Ucrânia, com as consequentes sanções aplicadas à Rússia em resposta à invasão.
Leia também: 5 Curiosidades Sobre Vistos Para Os Estados Unidos
Adquirir dólares em espécie em Belém envolve a pesquisa por casas de câmbio ou instituições bancárias. No entanto, é necessário atentar para as taxas, as quais podem variar significativamente de uma instituição para outra. Dessa forma, a realização de uma pesquisa detalhada continua sendo crucial para efetuar uma compra vantajosa de dólares.
Uma maneira prática de localizar uma instituição autorizada próxima é por meio do aplicativo Câmbio Legal, disponível para Android e iOS. Desenvolvida pelo Banco Central do Brasil, essa ferramenta também oferece a oportunidade de consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado em cada transação.
Leia também: Saiba Quanto Custa Viver Como Imigrante Nos Estados Unidos
Há uma recomendação do Banco Central para evitar o uso do mercado paralelo, visto que não há garantia de que a moeda estrangeira seja autêntica, evitando assim o risco de adquirir dólares falsificados.
Enquanto as instituições financeiras estabelecem suas taxas individuais, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) permanece com uma alíquota constante de 1,1%.
Diversas ferramentas estão disponíveis para realizar a conversão, contudo, a mais recomendada é a oferecida pelo próprio Banco Central do Brasil, acessível através da internet.
O cálculo que determina a quantidade de reais necessária para adquirir um dólar baseia-se na relação entre as economias dos países. Essa equação considera fatores fundamentais, como o turismo internacional, a taxa de juros e as mudanças políticas e crises no país.
O dólar é disponibilizado em três modalidades fundamentais no Brasil:
Este tipo de dólar é notável por suas oscilações frequentes ao longo do dia e é empregado em transações realizadas na bolsa de valores, especialmente no contexto de importações e exportações.
Bastante utilizado por viajantes, o dólar turismo é destinado àqueles que estão prestes a viajar e necessitam comprar ou vender a moeda estrangeira. Seu preço é mais elevado, pois é direcionado exclusivamente a Pessoas Físicas (CPF).
Atualmente considerado ilegal, o dólar paralelo teve seu período de legalidade, notadamente na década de 90, quando foi estabelecido com a justificativa de comercializar dólar a um valor inferior ao praticado no mercado de turismo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…