Imagem: freepik
A previsão da inflação oficial para o mês de setembro registrou um aumento de 0,35%, superando em 0,07 ponto percentual a taxa de agosto, que foi de 0,28%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15). No acumulado do ano, o IPCA-15 alcançou 3,74%, enquanto nos últimos 12 meses atingiu 5%, um aumento em relação aos 4,24% registrados em agosto.
No mês de setembro, seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados registraram aumento de preços. O destaque foi o aumento de 5,18% no preço da gasolina, que teve o maior impacto no IPCA-15, contribuindo com 0,41 ponto percentual para o resultado. No grupo de habitação, houve um aumento de 0,30%, representando uma desaceleração em comparação com o mês anterior, que registrou alta de 1,08%.
Leia também: Inflação Prevista Para 2023 E 2024 Fica Estável E O PIB Vai A 2,92%
Na categoria de saúde e cuidados pessoais, houve um aumento de 0,17%, sendo o plano de saúde o destaque com um aumento de 0,71%. Esse aumento se deve aos reajustes autorizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos contratados antes da Lei nº 9.656/98, que regulamenta os planos e seguros privados de assistência à saúde. Esses reajustes foram aplicados retroativamente a partir de julho. O IBGE explica que no IPCA-15 de setembro foram consideradas as frações mensais dos planos antigos referentes aos meses de julho, agosto e setembro.
Pelo terceiro mês consecutivo, os preços dos alimentos para consumo em casa registraram uma redução de 1,25%, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE em sua pesquisa. O grupo de alimentos e bebidas apresentou uma queda de 0,77%. Dentre os produtos que contribuíram para essa diminuição de preços, destacam-se a batata-inglesa (-10,51%), cebola (-9,51%), feijão-carioca (-8,13%), leite longa vida (-3,45%), carnes (-2,73%) e frango em pedaços (-1,99%).
Além disso, o IBGE também disponibilizou informações sobre o IPCA-E, que equivale à variação do IPCA-15 ao longo do trimestre compreendido entre julho, agosto e setembro, e esse índice foi registrado em 0,56%.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…