Não basta ser aprovado no vestibular, quem escolhe a carreira de Direito enfrenta mais um desafio, o Exame da Ordem, a prova é obrigatória para que os bacharéis em Direito possam exercer a profissão.
Mas como tornar este caminho menos árduo?
Segundo pesquisa sobre carreira realizada pela Fundação Getúlio Vargas, 75% dos aprovados na OAB passam por pelo menos três exames, o estudo mostra, ainda, que 64% dos aprovados fizeram cursinho preparatório, 77% entendem que a faculdade não ofereceu a preparação necessária para o exame.
Com o objetivo de ajudar jovens estudantes a elevar o índice de aprovação, a advogada com mais de 11 anos de profissão e fundadora do COCAJU – Congresso de Orientação de Carreiras Jurídicas, Rolse de Paula, dá dicas para que a aprovação aconteça logo no primeiro exame.
“Acredito que passar no Exame da Ordem é o primeiro obstáculo da carreira de um advogado, a preparação inclui não apenas intensas horas de estudo, mas também a preocupação com a área emocional dos candidatos, a pressão é extremamente grande e isso pode prejudicar o rendimento. Muitos bacharéis me procuram com diferentes dúvidas, pensando nisso, criei o COCAJU – em 2020, tivemos mais de 3 mil estudantes participando -, e esse ano, teremos um novo produto que certamente ajudará esses jovens”, comenta a especialista.
Aprovação de primeira

Teste seu conhecimento com simulados e provas anteriores, está uma boa dica para entender o que cai na prova, filtrar conteúdo, se familiarizar com a estrutura da prova e garantir os acertos, além disso já serve de alerta para identificar os pontos fortes e fracos;
Cronograma de estudos
Defina uma carga horário de estudo, crie uma rotina tanto para o corpo quanto para a mente.
A organização é fundamental para quem estuda sozinho, já que garante que o estudo seja contínuo e que, até o dia da prova, o aluno tenha estudado e revisitado todo o conteúdo necessário, de acordo com a sua disponibilidade.
Fontes de estudo
Priorize as matérias voltadas para o Exame da Ordem, isso ajudara de forma estratégica.
Por: Rolse de Paula, advogada, fundadora do Projeto COCAJU – Congresso de Orientação de Carreira Jurídica, Diretora da Associação Brasileira de Advogados em Curitiba, Especialista em Direito Aplicado – Escola da Magistratura do Paraná, “Mentoring” para candidatos da Primeira Fase do Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. Também está à frente do RCP Advocacia & Consultoria Jurídica
Áreas de Atuação: Direito Civil, Direito de Família, Direito de Propriedade, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Previdenciário.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp