Designed by @pressfoto / freepik
Em 2020, o alto índice de desemprego, agravado pela crise gerada pela pandemia, fez disparar o número de empreendedores no Brasil.
Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a quantidade de empreendedores motivados por necessidade saltou de 37,5% em 2019 para 50,4% em 2020.
Mas, em cinco anos, cerca de 29% desses MEIs serão encerrados, é o que mostra a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal.
O engenheiro de software e consultor de empresas Guilherme Menezes, sócio-fundador da ZUG Analytics, explica que o despreparo para administração, a falta de planejamento e a falta de caixa são os principais motivos que levam ao encerramento de pequenas e médias empresas.
“O problema é que quem empreende por necessidade normalmente não tem tempo de se planejar, nem de estudar o mercado ou de se organizar para garantir a sobrevivência pelos primeiros anos”, comenta o analista.
Menezes, que é consultor de pequenas e médias empresas, explica que organização é fundamental.
“Muitos empresários usam vários softwares para gerenciar seu negócio. Isso dificulta a organização, reduz a eficiência da gestão, consome tempo e não permite que o empresário tenha um panorama global da sua operação. É imprescindível que a empresa otimize esse processo e tenha um controle de toda a sua operação em um software único, porque isso consumirá menos tempo e essa eficiência se traduz, com as estratégias corretas, em ganho de produtividade”, reforça.
O consultor explica que o mercado dispõe de softwares de gestão a preços acessíveis e reforça que eles permitem ter, em poucos cliques, acesso ao panorama completo da operação.
“É possível controlar estoque, fluxo de caixa, de vendas, base de clientes, contas a pagar e essas informações são indispensáveis, por exemplo, para fazer a precificação correta dos produtos”, exemplifica.
Saber precificar seus produtos e serviços é, na avaliação de Menezes, uma arte e uma ciência ao mesmo tempo.
“O empresário tem que incluir o custo de compra, os custos para vender e saber qual é a margem mínima e máxima pra ser competitivo em termos de preço. Isso não é uma tarefa muito simples, é preciso ter um processo de compra muito bem desenhado e uma gestão de estoque diária”, completa. Segundo o especialista, disciplina operacional é outra característica indispensável para uma boa gestão. “Todos os dias o empresário tem que alimentar o software porque isso permite que acompanhe seus resultados para traçar estratégias inteligentes de crescimento”, acrescenta.
O Brasil tinha, em julho deste ano, 18.102.814 empresas ativas.
Se destacar entre tanta gente requer planejamento.
“Boa parte das empresas que sobreviveram à pandemia, além de gerar caixa suficiente, investiram nas vendas on-line, mas o processo não é tão simples como muita gente pensa. É um processo que precisa de planejamento completo. Gerir vendas tem a ver com gerir clientes, você precisa conhecer quais são aqueles que compram mais de você, colocar o foco neles. Em resumo, para o pequeno empresário crescer ele tem que praticar a gestão por indicadores, por isso os softwares únicos de gestão são indispensáveis”, afirma o consultor.
Outra coisa importante é acompanhar o giro, saber quais produtos vendem mais e quais emperram.
Essa gestão permitirá que o empreendedor não tenha um custo alto com estoque parado e permitirá direcionar a produção para os produtos que vendem mais.
“Definir estratégias adequadas é indispensável para aumentar a produtividade, os lucros e, portanto, para garantir a sobrevivência das empresas”, resume.
– Tenha organização e disciplina operacional;
– Use um software único de gestão;
– Invista em vendas on-line;
– Faça gestão por indicadores;
– Aprenda a precificar produtos e serviços.
Fonte: ZUG Analytics
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…