Imagem: rawpixel.com / freepik
O novo Guia Salarial 2024 da Robert Half aponta que 56% dos CFOs brasileiros planejam abrir novas vagas de trabalho no próximo ano. Em sua 16ª edição, o estudo mostra como o mercado de Finanças e Contabilidade demanda profissionais qualificados para praticamente todas as áreas, com destaque para planejamento financeiro, tesouraria, contabilidade, fiscal, controladoria e relações com investidores (RI).
Na visão de Danielle Nakaya, gerente da Robert Half, o principal diferencial para 2024 está na expectativa de retomada dos IPOs, o que aquece a área de relações com investidores (RI). “Ao longo do último ano, muitos profissionais de RI migraram para áreas correlatas e não pretendem voltar, até porque são profissionais mais conservadores. A consequência prática é que, tendo em vista já existir uma escassez, se essa tendência se comprovar teremos complexos desafios de recrutamento nos próximos meses”, comenta a gerente da Robert Half.
Leia também: 10 Profissões Que Podem Acabar Daqui A 4 Anos
O Guia Salarial Robert Half 2024 aponta que 55% das empresas brasileiras estão mais confiantes para 2024, o que incentiva a abertura de novos postos de trabalho: 56% dos CFOs pretendem abrir novas vagas, 34% planejam preencher posições abertas, mas sem aumentar o headcount, 8% indicam congelamento de vagas e apenas 2% dos executivos brasileiros indicam redução do quadro.
No entanto, as empresas ainda se deparam com dificuldades para atrair talentos, visto que o volume de mão de obra qualificada não supre a demanda das companhias e as taxas de desemprego continuam em queda. Atualmente, o índice de desocupação do profissional qualificado, ou seja, aquele a partir dos 25 anos com ensino superior completo, gira em torno de baixos 3,5.
Leia também: Alerta! Veja As Profissões Que Não Podem Ser MEI!!
Conforme revela a pesquisa, grande parte das empresas (71%) acredita que encontrar profissionais qualificados será mais desafiador no próximo ano e 73% estão preocupadas com a retenção de seus melhores talentos.
De acordo com os executivos entrevistados, a falta de flexibilidade (trabalho remoto, horário flexível), a ausência de oportunidades de crescimento e o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional são fatores que impactam negativamente tanto a atração quanto a retenção de talentos. Entre as preocupações com a atração, também aparecem o processo de recrutamento muito longo e os salários abaixo da média do mercado. Já para retenção, a abordagem da concorrência e a falta de programas de reconhecimento geram apreensão.
Profissões em alta para 2024 (Fonte: Guia Salarial 2024 da Robert Half/valores em reais)
NOTAS
Metodologia – Guia Salarial 2024
O Guia Salarial da Robert Half apresenta três faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras. O percentil 25º representa um(a) candidato(a) que ainda é novo(a) no trabalho ou que ainda está desenvolvendo habilidades relevantes, já o 75º representa aquele(a) candidato(a) que tem mais experiência do que a típica e conta com todas as habilidades relevantes para o trabalho, além de especializações e certificações, por exemplo.
Faturamento das empresas* (quando mencionado):
P/M (pequena/média) – até R$ 500 milhões
G (grande) – acima de R$ 500 milhões
O Guia Salarial da Robert Half é uma das mais respeitadas fontes de informação sobre remuneração e tendências de recrutamento para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões.
A Robert Half, é a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…