Aprender como dar entrada na aposentadoria é importante para não ocorrer atrasos na hora de se aposentar. E para que tudo ocorra nos conformes preparamos esse artigo para te dar dicas de como fazer o pedido da melhor forma possível.
Por isso separamos 5 dicas de como evitar erros na hora de solicitar sua aposentadoria
1°- Tenha um planejamento previdenciário
O planejamento previdenciário é um estudo para identificar quais são as possibilidades existentes para um trabalhador se aposentar, a fim de orientar a escolha mais vantajosa em cada caso.
O segurado que realiza o planejamento de aposentadoria vai saber exatamente o valor que irá receber do INSS, seja ele futuro ou atual.
A dica é quem está prestes a se aposentar ou já preenche os requisitos da aposentadoria, independente de ser registrado (celetista), contribuir por conta própria (autônomo ou facultativo) e donas de casa devem buscar fazer um planejamento previdenciário.
2°- Não solicite sua aposentadoria antes da hora
A escolha do momento da aposentadoria é extremamente pessoal e depende de vários fatores. E a dica é: faça uma analise dos cenários e não escolha a aposentadoria que ‘fechar primeiro”.
Para a escolha você considerar o fator pessoal como sua saúde e fator técnico como os cálculos do valor da aposentadoria. Aposentadoria é para sempre e deve ser pensada com carinho!
3°- Entregue a documentação completa
Apresentar a documentação completa é super importante para não atrasar o seu pedido de aposentadoria. Se atente e confira algumas documentações em comum que toda aposentadoria exige:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho – se houver mais de uma, você deve levar todas;
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social;
- Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
- Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site Meu INSS.
4°- Não esqueça de incluir as atividades especiais
Se você trabalhou em contato com agentes nocivos à sua saúde, é necessário que essas informações estejam no Formulário de Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Incluindo esse tempo você poderá antecipar a sua aposentadoria. Mas vale lembrar que a conversão do tempo especial para comum mudou com a reforma da previdência.
Agora só é possível converter o tempo especial trabalhado antes da data da reforma, 12/11/2019, após essa data não pode ser convertido.
Para os trabalhadores que trabalharam em atividade especial no tempo posterior à reforma ele pode ser somado ao convertido para obter aposentadoria comum, porém não contará com acréscimo.
5°- Mantenha seus dados atualizados
Verificar se o seu cadastro está correto tanto no INSS como na Receita é mito importante antes mesmo de solicitar seu benefício. E mandar seus dados atualizados já ajuda muito na hora do pedido de aposentadoria.
Outro ponto importante é sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é um documento onde constam todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários da sua vida, como um extrato. Esse documento também precisar se manter atualizado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp