Imagem por @Rhjphotoandilustration / freepik
Diante do atual cenário de instabilidade socioeconômica do país, devido aos impactos da pandemia, muitos brasileiros ficaram vulneráveis financeiramente. Neste sentido, a subida nos valores de produtos e impostos, prejudicou relevantemente o bolso dos cidadãos.
Em razão disso, confira no decorrer do artigo alguns benefícios confirmados para este ano, os quais podem aliviar sua situação financeira. Dentre eles, estão o saque do FGTS, abono salarial PIS/Pasep e o novo Auxílio Brasil.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador, que pode ser acessado em situações específicas, tal como uma eventual demissão sem justa causa.
Dentre as possibilidades de resgate do fundo, está o saque-aniversário, o qual já teve a liberação confirmada para 2022. A modalidade permite a retirada de parte do saldo em conta, todo ano, no mês de aniversário do trabalhador.
Vale lembrar que a modalidade é opcional, de modo que o interessado em sacar o FGTS desta forma, deve comunicar à Caixa Econômica Federal. O adepto do saque-aniversário tem até 3 meses para retirar o respectivo valor, a contar do primeiro dia útil do mês de nascimento.
Este ano, também contará com a liberação do abono PIS/Pasep referente aos meses trabalhados em 2020, que deveria ter sido pago em 2021. Em resumo, o benefício é concedido a quem atuou de carteira assinada por ao menos 30 dias durante o ano base.
Contudo, para receber o abono em 2022, o trabalhador deve estar conforme determinadas regras, como estar inscrito no PIS/Pasep há pelos menos 5 anos, e ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos.
Além disso, é preciso que o funcionário tenha seus dados repassados adequadamente pelo empregador ao RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
O valor do benefício é proporcional ao número de meses trabalhados, de modo que teto é correspondente ao salário mínimo vigente (R$ 1.212 em 2022).
O programa auxílio-gás é destinado a famílias brasileiras de baixa renda, cujo intuito é auxiliar os contemplados na compra do botijão de gás, frente às constantes altas no preço do produto.
Em 2022, o benefício será concedido em parcelas bimestrais no valor correspondente a metade do preço médio nacional do botijão de 13 kg. Para receber a família precisa estar devidamente inscrita no Cadúnico, integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), também terão direito ao auxílio.
Por fim, cabe destacar o substituto do Bolsa Família, batizado de Auxílio Brasil. O novo programa, irá conceder a partir do dia 18/01/2022, pagamentos mensais no valor de R$ 400 a cerca de 17 milhões de beneficiários.
Vale lembrar, que o Auxílio Brasil é destinado a famílias inscritas no Cadúnico que estão em condições de pobreza ou extrema pobreza. Confira o que caracteriza cada condição:
Importante! Beneficiários em condição de pobreza devem possuir uma integrante gestante ou menor de 21 anos na composição familiar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…