Designed by @katemangostar / freepik
Em um ano desafiador como este de 2020, as empresas cometeram acertos e erros, principalmente quando o assunto é vendas online. “Algumas empresas têm estrutura operacional muito boa e nivelaram os serviços para cima, mas isso traz um problema para as outras que estavam menos preparadas.
Fato é que temos um novo patamar de serviço”, afirma Marcelo Ikaro, gerente da consultoria de negócios Peers Consulting.
Ikaro listou três acertos e três erros mais comuns cometidos pelas empresas neste ano.
• Abertura de canais diretos com o consumidor, via e-commerce. Até então, muitas empresas terceirizavam suas vendas online, mas decidiram cortar a barreira do intermediário.
• Mudança nos estoques: desenvolvimento do modelo “ship from store” que transforma cada loja em um pequeno centro de distribuição
• Organização de novos canais de venda: comercialização via whatsapp e aplicativo das marcas, além de vendedores que passaram a comercializar diretamente para familiares e conhecidos. A força de venda cresceu durante a pandemia.
• Demora na tomada de decisão em ir para o digital: muitas empresas levaram semanas para entender que a venda online era um movimento impossível de não se aderir.
• Esquecer da loja física: marcas que não usaram o ponto-de-venda como retirada de produtos por parte dos consumidores perderam uma grande chance de estreitar elo com eles.
• Não entender que um novo padrão de consumo se formou: pessoas que não estavam habituadas a fazer compras pela internet tiveram que aderir às plataformas.
Por Peers Consulting
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…