Fique Sabendo

Conforme o presidente a alta do Diesel pode ser resolvida esta semana

A alta do diesel vem sendo uma das grandes preocupações da atual gestão do país. Muito disso, deve-se ao grande uso do combustível por caminhoneiros, grupo que já vem reclamando há algum tempo por estar sendo fortemente prejudicado pela alta do produto. 

É preciso entender que o trabalho de caminhoneiros é essencial para economia do país, tendo em vista, que o transporte de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, matérias-primas, entre outros, são essencialmente feitos por rodovias. Ou seja, sem o funcionamento deste serviço, a tendência é que a inflação dispare ainda mais. 

Neste sentido, caminhoneiros já chegaram a anunciar uma greve que teria duração de 15 dias e seria adotada em todo território nacional, o que por sua vez, aumenta a aflição do governo em resolver de uma vez o problema do preço do diesel 

Sobre este assunto, o presidente da república Jair Messias Bolsonaro, em fala durante uma cerimônia ocorrida no município de São Roque de Minas (MG), diz que o governo vem trabalhando para resolver a situação econômica do Brasil. Bolsonaro chegou até citar o Auxílio Emergencial, que aguarda definições sobre uma nova prorrogação do benefício. 

“Se Deus quiser, nós resolveremos, nesta semana, a questão do auxílio emergencial, como também devemos resolver, nesta semana, a questão do preço do diesel”, diz o presidente durante o evento em Minas Gerais. 

Alta do diesel

O preço do diesel sofre um aumento em todas as regiões do país, de modo que o valor médio já chega acima dos R$ 5,00, em relação ao fechamento do último mês de setembro, o combustível podia ser encontrado em alguns postos R$ 5,203. Isto registrou uma alta de 5,5% no valor do produto, conforme o levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). 

Ademais, quando comparado o preço do combustível com o mês de outubro do ano anterior, encontra-se um aumento de 41% no preço do diesel. 

Conforme a Petrobras em setembro, o diesel iria sofrer um reajuste de 8,9% nas refinarias, o que aumentou o preço do combustível e de quebra diminui a faixa de lucro do frete, o que contribui para a insatisfação da classe dos caminhoneiros.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Saque-aniversário: bancos aceitam  proposta de mudar limite para 5 anos

Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…

9 minutos ago

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

56 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

1 hora ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

2 horas ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

3 horas ago