Chamadas

Congresso vai votar o Orçamento 2021 e liberar antecipação do 13° salário do INSS

O Congresso Nacional vai votar nesta quinta-feira (25), o Orçamento 2021, que sendo aprovado, abre caminho para o governo liberar o 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está confirmada pelo governo desde o início do ano. A medida no entanto ainda não foi liberada devido a falta de aprovação do Orçamento de 2021.

Para o governo liberar o 13° salário para aposentados e pensionistas, vai precisar que seja aprovado o Orçamento 2021, já que atualmente os gastos do Executivo estão limitados.

Congresso Nacional

Os esforços do Congresso Nacional estão girando em torno do Orçamento de 2021. Também a Medida Provisória 1039/2021 que institui o novo auxílio emergencial.

Mas, os parlamentares também estão preocupados com o avanço da pandemia e promete pressionar o governo federal para fazer realmente um verdadeiro combate a Covid-19. Nesta quarta-feira (24) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-RJ), estarão numa reunião com o presidente da República, Jari Bolsonaro (sem partido) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para debater a criação de um comitê destinado ao enfrentamento da pandemia.

Nesta quinta-feira (25), é o dia decisivo para o Congresso votar a proposta orçamentária que já deveria ter sido votada em dezembro de 2020. Sendo assim, a presidente da CMO, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) convocou uma reunião de líderes e nove reuniões deliberativas ao longo desta semana.

Quem terá direito ao 13º antecipado?

fonte: google

Já prometida para fevereiro e março de 2021, a antecipação do 13° salário do INSS acabou sendo adiada, por causa da não votação do Orçamento 2021, já que os gastos do governo ficaram limitados, impedindo a liberação.

Ao ser aprovado o Orçamento 2021, o governo poderá programar para abril a liberação da antecipação do 13° salário do INSS, o que vai favorecer aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

No entanto, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia não terá direito de receber o 13° salário.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

1 hora ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

2 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

2 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

3 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

3 horas ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

3 horas ago