Investimentos

Conheça 3 investimentos com Imposto de Renda ZERO

Se você é um investidor, sabe que o Imposto de Renda pode ser um grande vilão para a rentabilidade dos seus investimentos. Mas sabia que existem opções de investimentos com Imposto de Renda ZERO?

Isso mesmo, neste post, vamos falar sobre três investimentos que não sofrem tributação de Imposto de Renda e podem ser excelentes opções para a sua carteira de investimentos.

LCIs e LCAs

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos de Renda Fixa emitidos por instituições financeiras para financiar empreendimentos imobiliários e agrícolas, respectivamente. A grande vantagem desses investimentos é que eles são isentos de Imposto de Renda.

Isso quer dizer que a rentabilidade divulgada pelo distribuidor do investimento vai ser o que vai cair na sua conta. É bem verdade, porque até o IOF, que seria cobrado para resgates antes do prazo de 30 dias da data de investimento não é aplicado aqui. Já que o período mínimo ou carência mínima de uma LCI e LCA é de 90 dias de investimento.

Além disso, esses títulos contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assegura ao investidor o reembolso de até R$ 250 mil, por CPF e instituição financeira, em caso de falência do emissor.

Leia também: Quais são as tendências de investimentos para 2023?

Debêntures Incentivadas

As Debêntures Incentivadas são títulos de dívida emitidos por empresas para financiar projetos de infraestrutura, como rodovias, aeroportos, ferrovias, entre outros. O grande atrativo desses títulos é que eles também são isentos de Imposto de Renda.

Isso acontece porque o governo federal incentiva o investimento em projetos de infraestrutura, oferecendo essa isenção fiscal como forma de estimular a captação de recursos para esses empreendimentos e ajudando o país nas áreas de seu interesse.

As Debentures também são investimentos de Renda Fixa, mas aqui vale um alerta. Como são empresas as emissoras do título privado, é importante conhecer a realidade financeira da organização para que seja evitado assumir riscos de não pagamentos desnecessários.

Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários (FIIs) são uma excelente opção para quem deseja investir em imóveis sem precisar comprar um imóvel físico. Esses fundos investem em empreendimentos imobiliários, como edifícios comerciais, shoppings, hospitais, títulos de crédito, entre outros.

A grande vantagem dos FIIs é que seus rendimentos são isentos de Imposto de Renda, desde que o fundo tenha ao menos 50 cotistas e investidor possua menos de 10% das cotas negociadas em bolsa. Vale salientar que o ganho de capital, ou seja, o lucro obtido com a venda das cotas dos fundos imobiliários incide IR em 20%.

Além disso, os FIIs contam com a gestão de profissionais especializados, que cuidam da escolha dos empreendimentos e da administração do fundo. Tornando muito mais fácil para o investidor o investimento no mercado imobiliário.

Leia também: Seis erros que não se deve cometer ao investir em Fundos Imobiliários

Conclusão

Investir em opções que não sofrem tributação de Imposto de Renda pode ser uma excelente forma de aumentar a rentabilidade da sua carteira. As LCIs e LCAs, Debêntures Incentivadas e Fundos Imobiliários são boas opções para quem deseja diversificar seus investimentos e evitar a mordida do Leão.

Lembre-se de sempre avaliar as características de cada investimento e os riscos envolvidos antes de tomar qualquer decisão. E se tiver dúvidas, busque o auxílio de um profissional de investimentos para ajudá-lo a tomar as melhores decisões para o seu perfil de investidor.

Gustavo Dourado

Especialista em Investimentos e membro titular do Comitê de Investimentos da Reciprev. Fundou o blog Me Ajuda! Finanças, no qual faz postagens semanais sobre o tema de um jeito descomplicado.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago