Negócios

Conheça 5 dicas para turbinar as Finanças da sua Empresa

Cuidar da saúde financeira da empresa pode parecer um desafio, principalmente nesse começo de ano. No entanto, com a economia do país instável e com muitos negócios ainda tentando se recuperar, é de suma importância realizar um balanço e se planejar para começar o ano com mais segurança. 

Organizar financeiramente o seu negócio agora, vai garantir que você consiga lidar melhor com os recursos e competências na empresa ao longo do ano. Luciana Ikedo, educadora financeira e sócia do escritório RV4 Investimentos, dá algumas dicas para que as empresas comecem 2023 com as finanças turbinadas e no azul, confira!

Leia também: Entenda a importância do planejamento tributário para o caixa e a saúde financeira das empresas

Fluxo de Caixa

Faça a projeção do seu fluxo de caixa para os próximos 12 meses. Ao fazer essa projeção, avalie os custos fixos e verifique os que podem ser cortados porque não fazem mais sentido no momento atual. “Essa é uma tarefa importante, pois, é muito comum assumirmos compromissos recorrentes que não reavaliamos ao longo do tempo e que podem onerar a empresa”, reforça Ikedo. 

Negocie

Avalie as negociações com os seus fornecedores e verifique a possibilidade de revisão não só de valores, mas também dos prazos de pagamentos.  Ainda que não haja espaço para reduções, conseguir prazos maiores de pagamentos tem um impacto muito positivo no fluxo de caixa. 

Leia também: 5 ferramentas que ajudam a gestão financeira da empresa

Conheça seus números

Passe um pente fino nas suas finanças, entenda a fundo a geração de receita, os custos e as despesas para manutenção da empresa e do seu estilo de vida como empresário. Preocupe-se com o capital de giro da empresa e com a reserva de emergência para a sua família. De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio) em novembro 78,9% das famílias estavam endividadas e a principal razão do endividamento é a falta de uma reserva de emergência.

Inove e seja criativo

O começo de ano representa o começo de um novo ciclo e este é um excelente momento de avaliar as dores dos seus clientes, que você ainda não atende, e buscar novas formas criativas e inovadoras de curar essas dores e ao mesmo tempo gerar mais receita para a sua empresa.

Leia também: Evite os erros mais comuns de Gestão Empresarial e busque o sucesso!

Busque conhecimento

O cenário econômico está turbulento? Aproveite para estudar e aumentar o seu conhecimento sobre gestão, negócios e até mesmo finanças. Treine todo o seu time para que estejam prontos para oferecer o melhor para o seu cliente com eficiência e eficácia. Os momentos de crise podem trazer consigo excelentes oportunidades de crescimento.

Por Luciana Ikedo, assessora de investimentos e educadora financeira certificada CFP® e CPA-20 (essenciais na área de finanças), com 25 anos de atuação e experiência.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

13 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

21 horas ago