Chamadas

Conheça a Junta Comercial e saiba como ela funciona

A Junta Comercial é um órgão administrativo indiretamente ligado ao Governo Federal, com o intuito de efetuar registros públicos de empresas para que elas estejam aptas a desenvolver as atividades de maneira legal, sendo um passo essencial para obter o CNPJ. 

Cada Junta Comercial atua em âmbito estadual, as quais são regularizadas pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), associado ao Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior. 

Atividades desenvolvidas pela Junta Comercial

Quando uma empresa se faz o seu registro perante a Junta Comercial, ela deve emitir o Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE), um dado básico e essencial para solicitar a emissão do CNPJ. 

Entretanto, o órgão também possui outras responsabilidades, como alterações de dados relevantes sobre a empresa, como a inclusão e exclusão de sócios, fusão com outros negócios, entre outras.

É por este órgão que também é possível realizar pesquisas de viabilidade de nomes, a fim de confirmar que a razão social desejada ainda está disponível para uso, evitando empresas homônimas, situação que resultaria uma série de problemas jurídicos. 

Também é pela Junta Comercial que ocorre a confirmação do endereço da sede, visando verificar se não há nenhuma restrição na área, ressaltando que, a Lei de Zoneamento do município tem o direito de realizar determinadas atividades em algumas localidades da cidade. 

Por fim, a entidade também possibilita que o público alvo em geral faça pesquisas das empresas com registro e adquira informações sobre elas, garantindo a transparência ao oferecer dados aos interessados, como possíveis investidores. 

Quem deve se registrar na Junta Comercial?

Devem fazer o registro público na Junta Comercial, entre outros órgãos, os seguintes modelos empresariais: 

  • Empresário Individual, anteriormente conhecido como Firma Individual;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI;
  • Sociedades Empresárias Limitadas, ou LTDA;
  • Sociedades Empresárias Anônimas, ou S/A;
  • Cooperativas;
  • Consórcios.

O Microempreendedor Individual (MEI) é o único modelo de negócio que não é obrigado a fazer o registro público na Junta Comercial para obter o CNPJ.

Como se registrar na Junta Comercial?

Ante de se dirigir à Junta Comercial para fazer o registro, é necessário elaborar o contrato social, documento responsável por determinar as principais características da estrutura societária de uma empresa, incluindo dados como, nomes, tipos de sociedade, endereços e documentos dos sócios, participação em porcentagem no capital da empresa, além da função de cada um deles. 

Também é necessário informar a razão social, endereço da sede do estabelecimento e o objeto social, produto ou serviço que será oferecido. 

No entanto, se a empresa não contar com a participação de sócios, o contrato social não é necessário ao se registrar na Junta Comercial, basta apresentar o requerimento de empresário. 

No geral, além das três vias do contrato social ou requerimento do empresário, também será necessário apresentar cópias dos documentos pessoais do empresário e de todos os sócios, se houver, na ficha de Cadastro Nacional, comprovação do pagamento das taxas e o requerimento padrão da Junta.

Contudo, é possível que alguns outros documentos específicos sejam pedidos. 

É essencial que todos esses documentos sejam protocolados na Junta Comercial, para que possam ser processados a fim de concluir o registro público. 

Vale destacar que, o procedimento pode ser realizado pela internet, na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laura Alvarenga 

Wesley Carrijo

Recent Posts

3° Relatório de Transparência Salarial tem prazo de envio até dia 28

Até o momento, 21 mil das mais de 50 mil empresas com 100 ou mais…

3 minutos ago

Saque-aniversário: bancos aceitam  proposta de mudar limite para 5 anos

Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…

1 hora ago

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

2 horas ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

2 horas ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

3 horas ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

3 horas ago