Mais de três mil serviços digitais estão disponíveis para o cidadão ter na palma da mão. Isso porque através da plataforma gov.br, o cidadão pode receber atendimento sem sair de casa. A plataforma foi criada pelo Governo Federal há dois anos.
Somente durante a pandemia, quando foram estabelecidas as medidas de restrição para a circulação de pessoas, foram digitalizados 832 serviços. Com isso, chegamos a 70% dos 4,5 mil serviços públicos oferecidos pelo governo. Mas a expectativa é de que até o fim de 2022, todos os serviços públicos possam ser acessados através desta plataforma. Então, continue conosco para ver como utilizá-la.
Dentre os serviços oferecidos pela internet, está a solicitação de passaporte, obtenção do Certificado Internacional de Vacinação ou a emissão da Carteira Digital de Trânsito, assim como o acesso aos dados da Carteira de Trabalho.
Fazendo o cadastro na plataforma, o cidadão pode ainda acessar todos os serviços que são oferecidos pelo Meu INSS. Além disso, também é possível contar com atendimento não apenas para os serviços federais, mas também aqueles que são disponibilizadas pelos estados e municípios que também aderiram ao gov.br.
Antes o cidadão precisava acessar diferentes sites do Governo Federal na para buscar os serviços públicos e solucionar suas demandas. Mas, através do gov.br, foram unificados os canais, criando a partir disso, uma entrada única para as páginas institucionais da Administração Federal, conforme estabelecido pelo Decreto 9.756/19.
Além disso, também são disponibilizadas várias notícias de interesse da população. Então, para acessar os serviços públicos digitais, é preciso fazer um cadastro no gov.br. Diante disso, o usuário cria um usuário e senha.
Para facilitar, o acesso não precisa ser feito apenas através de um computador, pois o cidadão também pode utilizar os aplicativos do Governo Federal em seu celular e tablete. Dentre eles, estão:
Atualmente, a plataforma conta com mais de 110 milhões de brasileiros já cadastrados.
Através da digitalização dos serviços, a economia anual chegou à R$ 3,1 bilhões, sendo R$ 2,3 bilhões para a sociedade e R$ 800 milhões para o Governo Federal. Além disso, o Governo Federal também reduz a burocracia, assim como o uso de papel e a contratação de pessoal para atendimento presencial.
Com isso, o cidadão também não precisa ir até as repartições públicas para ser atendido, reduzindo o tempo e o dinheiro gasto com transporte, principalmente aqueles que moram em regiões mais afastadas.
Por Samara Arruda
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