Designed by @freepik / freepik
Na matéria de hoje vamos falar um pouco mais sobre ações trabalhistas, no nosso cenário atual a maioria dos trabalhadores sabem dos seus direitos e por isso as empresas devem estar atentas aos cumprimentos das regras que são estabelecida de acordo com a CLT, para que quando for necessário desligar um funcionário você não tenha dores de cabeça.
Continue conosco e fique atento (a) a essas dicas que vamos listar.
Ressaltando que a legislação trabalhista deve ser cumprida e respeitada em todo o seu pleno vigor.
Acompanhe!
Como já mencionamos acima é imprescindível que o empregador esteja bem informado sobre a legislação, pois, todo empresário sabe que os direitos e encargos trabalhistas tem um peso, por isso tente fazer um planejamento financeiro e ficar em dia com todos os encargos.
Veja no texto abaixo 5 dicas para você evitar ações trabalhistas:
Tenha uma visão ampla sobre o que diz a Lei, pois, a maioria dos empregadores fazem uma interpretação equivocada da Lei, podendo ser de má fé ou não, o ponto negativo disto é que a má interpretação irá prejudicar o funcionário.
Para que a empresa funcione e evolua e que tenha um clima agradável é necessário que tenha um comando de algum superior que saiba administrar o negócio.
Se um funcionário chega atrasado, o que o empregador irá fazer nesta situação?
Em casos em que há pouca formação e conhecimento o empregador mandará o trabalhador voltar para casa e isto é um erro, pois, não existe uma Lei que estipula o que deve ser feito quando o funcionário chega atrasado, claro se for com frequência o contexto muda.
Nesta situação o melhor é descontar o tempo de atraso e o Descanso Semanal Remunerado (DSR), mesmo que existam outras regras, primeiramente deve ser feito isto.
A maioria dos empregadores não têm conhecimento jurídico, por isso esteja sempre informado sobre a Lei, peça orientação a um advogado trabalhista.
Esteja atento (a) que a chave principal de uma empresa são os seus funcionários, pois, sem eles sua empresa não existiria e o principal o trabalhador nos tempos de hoje, como já mencionamos acima está mais informado do que o próprio empregador.
Todo e qualquer funcionário gosta de sentir prazer em trabalhar em uma empresa, ser reconhecido e ser tratado com respeito e principalmente com profissionalismo.
O maior erro do empregador é tratar seus funcionários como se fossem descartados, ou até mesmo uma peça de engrenagem, acredite, isso faz com que a sua empresa não seja conceituada, afinal ninguém quer entrar em uma empresa onde a fama é de não tratar os funcionários bem, onde não dão importância.
Em uma empresa, seja funcionário ou o dono da empresa, deve ter cooperação e consciência dos direitos e deveres de cada um.
E é muito importante também que os colaboradores tenham empatia com os demais colegas de trabalho, independente do nível hierárquico.
Como já mencionamos acima, vamos ressaltar mais uma vez, esteja sempre atualizado quanto às leis e suas determinações legais.
Siga as Leis, esteja ciente dos direitos e deveres.
Lembre-se que se você não cumprir com as suas obrigações, as ações trabalhistas podem manchar a sua empresa e isso pode se tornar irreversível.
Todas essas normas/ regras, têm o fundamento de manter uma relação saudável entre empregado e empregador.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…