Imagem: FETQUIM-CUT
Sabemos que a Aposentadoria Especial é concedida para aqueles que, por conta de sua atividade laborativa são constantemente expostos a um ambiente insalubre ou perigoso, colocando em risco portanto, sua saúde e sua vida.
A Aposentadoria Especial permite que o trabalhador se aposente antes da aposentadoria por idade, isto porque, esteve exposto a agentes nocivos ou a atividades perigosas durante toda sua vida, portanto, essa Aposentadoria com regras especiais é uma forma de “recompensar” essa atividade tão arriscada para a vida e a saúde.
A Reforma da Previdência trouxe consigo novas profissões que garantem a Aposentadoria Especial e dentre essas profissões encontram-se: vigilantes, armados e desarmados, transportadora de valores, eletricitários, guardas-civis municipais, mineradores, trabalhadores que se encontram expostos a explosivos ou armamentos.
Portanto, a partir da vigência da Reforma da Previdência, essas novas profissões passam a adquirir o direito de se aposentar de acordo com as regras da Aposentadoria Especial.
Para que se tenha direito a se aposentar pelas regras especiais, é necessário que se comprove que a atividade exercida expõe o trabalhador ao risco iminente, através de um formulário eletrônico, realizado pelo empregador para a Previdência.
É importante que se lembre que, para a Previdência, leva-se em consideração a atividade exercida e não apenas a anotação na carteira profissional.
Porém, ainda que tais trabalhadores se aposentem pelas regras da Aposentadoria Especial, ainda assim, com a Reforma da Previdência precisam atingir a idade mínima de 55, 58 ou 60 anos a depender da gravidade e da exposição de risco que o beneficiário se encontra.
Ademais, se o caso se encaixar nas regras de transição, o trabalhador deverá cumprir a soma do tempo mínimo de contribuição e a idade através dos pontos 66, 76 e 86, também a depender da gravidade do setor que se encontra.
Se ainda lhe restam dúvidas sobre o assunto, não deixe de entrar em contato com um especialista para que lhe explique melhor sobre o assunto.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Cristiane Oliveira Advocacia
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…