Como o próprio nome já diz, o Simples Nacional foi criado no intuito de simplificar e facilitar os processos correspondentes ao recolhimento dos tributos.
Neste sentido, as empresas optantes por este regime precisam entregar uma série de obrigações acessórias essenciais para a manutenção do negócio perante a lei.
Obrigações acessórias
Ao optar pelo Simples Nacional os empreendedores tornam-se responsáveis por duas modalidades, as obrigações principais e acessórias.
A primeira delas consiste no pagamento das contribuições tributárias como tarifas e impostos. Já a segunda, se refere às declarações anuais, trimestrais e mensais que reúnem uma série de atividades realizadas pela empresa e demais envolvidos nela.
Ou seja, se tratam de guias, planilhas e documentos que precisam ser emitidos e entregues periodicamente pelos gestores.
Tais obrigações podem ser declaradas a nível federal, estadual ou municipal, todas diante do mesmo objetivo, de cumprir com todas as exigências constitucionais.
Obrigações mensais
Executado perante os mesmos princípios do Lucro Real e Lucro Presumido, o Simples Nacional se destaca pela quantidade amena de obrigações mensais, tais como:
DAS
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), é o principal deste regime, tendo em vista que, ele possibilita o recolhimento de oito tributos em uma única guia, a qual deve ser paga até o dia 20 de cada mês. São eles:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto Sobre Serviços (ISS).
É importante destacar que o DAS incide sobre uma alíquota única, que é estabelecida de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa, bem como, o faturamento bruto anual.
DESTDA
A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação (DESTDA), é o documento responsável por compilar todas as informações referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – estadual, destacando que as alíquotas deste tributo podem variar entre um estado e outro.
O DESTDA requer a apresentação das seguintes informações:
- Diferencial de Alíquota (DIFAL) — consiste nas diferenças entre as alíquotas do ICMS do Estado de origem e de destino da mercadoria;
- Fundo de Combate à Pobreza (FCP) — alíquota adicionada sobre o ICMS que tem a finalidade de reduzir o impacto das desigualdades sociais entre os Estados;
- Substituição Tributária (ST) — ocorre quando uma empresa do processo produtivo (como a indústria) deve arcar com o ICMS de todas as demais empresas.
DCTFWeb
A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb), se trata de um documento que deve ser entregue à União, uma vez que, é responsável por apurar todos os dados equivalentes às contribuições previdenciárias provenientes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
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Esta declaração precisa ser entregue até o 15º dia de cada mês, contendo informações sobre o período mensal anterior.
Além do mais, é importante ressaltar que, esta obrigação requer que o eSocial e a EFD-Reinf estejam integradas ao sistema.
eSocial
O eSocial se trata do sistema que visa reunir dados fiscais, previdenciários e trabalhistas dos funcionários de uma empresa.
No geral, ele tem o intuito de atualizar e agilizar o cumprimento da legislação. Esta ferramenta abrange a substituição de 15 obrigações que, antes precisavam ser declaradas separadamente. São elas:
- Folhas de pagamento;
- Comunicados de dispensa;
- Livro de Registro de Empregados (LRE);
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
- Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);
- Guia de Recolhimento do FGTS (GRF);
- Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP);
- Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
- Quadro de Horário de Trabalho (QHT);
- Guia da Previdência Social (GPS).
Agora, as declarações mencionadas são enviadas em uma única data. Em contrapartida, o sistema foi modificado, requerendo que a Lei de Liberdade Econômica nº 13.874, de 2019, averiguasse o eSocial e o simplificasse até o início deste ano. A medida resultou em envios obrigatórios facultativos.
Obrigações anuais
É de suma importância estar ciente sobre todas as obrigações anuais integradas ao Simples Nacional, considerando que são essenciais para manter o funcionamento da empresa em dia. As principais são:
- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS): enviada até o último dia de março, inclui diversos dados da empresa, como informações dos sócios, divisão do capital social, quantidade de colaboradores, valores retirados em razão do lucro e pró-labore, entre outras;
- Declaração do Imposto de Renda (DIRF): informa as retenções do Imposto de Renda tanto das pessoas físicas quanto das jurídicas. Ela é enviada até o último dia de fevereiro.
O regime Simples ainda conta com duas alternativas que obrigam a entrega de determinadas declarações até o último dia de fevereiro, como:
- Declaração de Serviços Médicos e de saúde (DMED): obrigação para médicos, dentistas, psicólogos, terapeutas e outros profissionais da saúde;
- Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB): abrange as empresas que intermedeiam, alugam ou incorporam imóveis.
Quem deve realizar este processo?
Ainda que este seja considerado como o regime tributário com menos burocracia, ao optar por ele é preciso se comprometer com uma série de obrigações acessórias que podem ser declaradas pelo próprio empreendedor.
No entanto, sempre é recomendado o auxílio de um profissional contábil, tendo em vista que, a falta de experiência nos procedimentos, pode resultar em erros durante o preenchimento e emissão dos documentos.
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Por Laura Alvarenga
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