Negócios

Conheça as principais atribuições de um Profissional de RH

A área de Recursos Humanos é a responsável pela gestão dos colaboradores dentro das empresas e, por isso, é considerada um dos mais importantes pilares de uma organização.

São várias as atribuições do setor de Recursos Humanos, e a cada dia elas têm se tornado mais importantes e indispensáveis dentro das empresas.

Você sabe o que faz e quais são as principais atribuições do profissional de RH?

Continue a leitura e confira!

RH – O que faz?

O profissional de RH é responsável por realizar entrevista de admissão, desempenho e desligamento de funcionários, propõe e implementa programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, ações para melhorar o clima organizacional, é responsável também por definir questões de cargos e salários, elaborar gráficos gerenciais, cuidar de aspectos de liderança, motivação, qualidade de vida no trabalho, entre outras tantas tarefas relacionadas a gestão de pessoas, além é claro, de conciliar os interesses da organização e dos colaboradores.

É uma série de funções estratégicas e essenciais dentro de uma empresa. Veja abaixo um checklist das principais atividades de um profissional de Recursos Humanos.

Recrutamento & Seleção

  • Anúncio de Vagas;
  • Triagem de Currículos;
  • Entrevista Técnica e Comportamental;
  • Aplicação de Testes, Dinâmicas, Jogos e Avaliações;
  • Feedback das Entrevistas;
  • Integração de Novos Colaboradores;
  • Gestão de Vagas.

Avaliação de Desempenho

  • Planejamento da Avaliação de Desempenho;
  • Elaboração da Avaliação de Desempenho;
  • Treinamento para a Avaliação de Desempenho;
  • Aplicação da Avaliação de Desempenho;
  • Tabulação e Análise dos Resultados;
  • Feedback da Avaliação de Desempenho;
  • Desenvolvimento de Plano de Ação.

Gestão de Clima Organizacional

  • Pesquisa de Clima;
  • Tabulação e Análise dos Resultados;
  • Relatórios de Clima;
  • Desenvolvimento de Plano de Ação;
  • Gestão do Clima.

Treinamento & Desenvolvimento

  • Levantamento das Necessidades de Treinamento;
  • Planejamento dos Treinamentos;
  • Aplicação dos Treinamentos;
  • Avaliação do Treinamentos;
  • Avaliação dos Resultados dos Treinamentos.

Gestão de Cargos & Salários

  • Avaliação de Cargos e Salários;
  • Mapeamento de Competências Técnicas e Organizacionais;
  • Descrição de Cargos;
  • Pesquisa Salarial;
  • Elaboração do Plano de Cargos e Salários;
  • Gestão dos Cargos e Salários.

Gestão de Endomarketing

  • Desenvolver Ações Motivacionais;
  • Desenvolver Ações de Desenvolvimento Pessoal;
  • Desenvolver Ações de Qualidade de Vida no Trabalho;
  • Disseminar a Cultura Organizacional;
  • Gerenciar a Comunicação Interna;
  • Promover Melhoria Contínua.

Gestão de Desligamento

  • Entrevista de desligamento.

Agora que você já sabe o que faz e quais são as principais atribuições de um profissional de RH, que tal ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento https://rhpratica.com/ e prepare-se já para o mercado de trabalho. 

Por Alessandra Leite

jornalcontabil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

6 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

7 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

13 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

13 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

13 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

13 horas ago