Imagem por @master1305 / freepik
Existem diversos departamentos em uma empresa, mas para planejar o futuro de um negócio, é necessário ter informações atualizadas e todas as obrigações cumpridas, e as rotinas do departamento fiscal vão ajudar nisso.
O departamento fiscal é o setor que realiza a escrituração de todas as movimentações, a apuração de impostos e garante que todas as obrigações acessórias de uma empresa sejam cumpridas no prazo, esse é um setor muito valioso para um empreendimento.
Acima destacamos a importância do departamento fiscal para um negócio funcionar, acompanhe este artigo até o final e conheça as rotinas deste departamento.
O departamento fiscal é responsável por realizar a escrituração de todas as movimentações fiscais, apurar impostos e garantir que a entrega das obrigações acessórias sejam feitas corretamente.
Os integrantes do departamento fiscal são preparados para gerar benefícios fiscais, minimizar custos e buscar créditos de impostos para compensação, portanto, são fundamentais para uma empresa.
Como se pode perceber, esse departamento é fundamental para o crescimento de uma negócio, conheça abaixo as principais rotinas do departamento fiscal:
O trabalho do departamento fiscal de uma empresa ajuda ela a cumprir todas as suas obrigações e realizar a entrega no prazo, evitando multas e outras penalidades por atraso, afinal, todas as obrigações fiscais serão cumpridas no prazo.
Além disso, esse departamento pode reduzir custos de uma empresa, os profissionais integrantes do departamento fiscal são preparados para realizar o aproveitamento de benefícios fiscais e isso pode reduzir custos operacionais, gerando bons resultados financeiros.
Esse setor ainda é responsável por fornecer informações que podem ser utilizadas para o planejamento estratégico da empresa e podem auxiliar os gestores na sua tomada de decisão.
O departamento fiscal além de ajudar as empresas no cumprimento das suas obrigações, ele pode auxiliar a empresa fornecendo informações que podem ajudar em decisões importantes.
Este departamento deve estar sempre se atualizando, afinal, sempre surgem mudanças na legislação fiscal e tributária, e os integrantes do setor fiscal devem se atualizar para acompanhar cada uma delas.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estavam preocupados por conta do…
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…