Negócios

Conheça as principais tendências do Marketing Digital para 2023

O Marketing Digital é essencial para qualquer pessoa ou negócio que queira se destacar na atualidade, mas é preciso estar atento às novidades e tendências porque as mudanças são rápidas e podem afetar estratégias e resultados.

De acordo com Samuel Pereira, especialista em tráfego digital, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, uma tendência que já foi iniciada neste ano e deve decolar em 2023 são os vídeos. “Eles estão cada vez mais em alta. Hoje em dia, 50% do tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais é assistindo aos vídeos, que  têm o poder de humanizar as marcas e criar conexões com os seguidores e clientes através das redes”, revela.

Além disso, o especialista aposta em conteúdos gerados pelas respostas dos usuários, um conceito que deve ser bem elaborado para gerar uma relação mais próxima com os consumidores. “Os conteúdos baseados em respostas são aqueles que respondem diretamente e imediatamente às buscas realizadas pelos internautas, sem a necessidade de clicar em links para encontrar a informação”, explica.

Leia também: Marketing digital personalizado: Confira 4 dicas para impulsionar sua comunicação com o cliente

O ano de 2023 também deve trazer como tendência as publicações feitas pelos próprios usuários, ajudando a criar um relacionamento mais sólido entre empresas e potenciais clientes. Com isso, será necessário encontrar pessoas dispostas a falar sobre seus produtos e serviços, além de estimular a interação em sites ou lojas on-line para que surjam comentários, opiniões, avaliações e qualquer tipo de interatividade entre empresa e consumidores.

Outro ponto importante levantado por Samuel Pereira é o marketing responsivo e de influência, que já é uma realidade, mas deve se tornar praticamente uma obrigação em 2023.

“Adaptar os conteúdos para todos os dispositivos é uma obrigatoriedade a ser seguida em sites e lojas online de empresas que querem se destacar”, alerta. “Além disso, contar com o auxílio de influenciadores na divulgação também é um movimento a ser seguido nos próximos anos”, opina.

Leia também: 4 pontos para aprimorar o marketing digital e impulsionar produtos digitais

Para o futuro, também será preciso considerar dados e metaverso

Outra tendência importante mencionada pelo especialista é o uso de dados. Samuel afirma que a coleta e a análise do máximo de informações possíveis sobre os consumidores será, cada vez mais, um passo para o desenvolvimento de ações assertivas.

No caso do metaverso, o fundador da SDA Holding, acredita que a utilização efetiva para as marcas ficará para um tempo futuro e não para o ano que vem. “A tecnologia e acessibilidade para a massa utilizar o metaverso em sua plenitude ainda não deve ser a maior tendência para 2023”, pontua.

Leia também: Marketing digital oferece possibilidades para os mais diversos profissionais, Confira!

Finalmente, segundo o especialista, mesmo com o vasto mundo oferecido na internet, uma empresa que quer prosperar deverá continuar apostando em oferecer uma experiência híbrida omnichannel, que misture ações on-line e offline. “Hoje aprendemos que o esforço híbrido gera muito mais resultados quando unidas as forças”, conclui.

Por Samuel Pereira, empresário, investidor e fundador da SDA Holding.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago