Indicadores de rentabilidade: Do que se trata
No conteúdo de hoje o blog da Finube fala a respeito dos indicadores de rentabilidade. Por isso, na gestão de empresas, indicadores essenciais para controlar diversas atividades realizadas no estabelecimento, tornando-se um tópico crucial
A coleta, armazenamento e análise de dados, tais como o registro de clientes e a quantidade de material para produção em estoque são apenas dois exemplos de dados que podem ser aproveitados para a concepção de diferentes indicadores.
Em se tratando de indicadores de rentabilidade, pode-se dizer que estes se relacionam com todo o desempenho da empresa, uma vez que as análises buscam comprovar que esta é rentável, ou seja, que produz lucro condizente com o que foi investido, e tem autonomia financeira para continuar desenvolvendo suas atividades.
Leia também: Indicadores De RH: Saiba Definir Os Melhores Para O Seu Negócio!
Como dito, os indicadores de rentabilidade se referem à análise de viabilidade da empresa no que diz respeito à comparação entre investimentos realizados e lucro obtido.
Portanto, há diferentes estratégias adotadas nesse processo, onde se destacam três, descritas a seguir.
A primeira estratégia de análise se refere ao Retorno sobre o Patrimônio Líquido, também conhecido pela sigla em inglês ROE.
Esse mecanismo permite confirmar o retorno do investimento dos sócios, ou seja, o capital social, no empreendimento.
O segundo indicador é o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Desse modo, essa métrica ajuda a determinar qual foi o lucro obtido com a execução de um projeto ou realização de investimentos específicos.
Leia também: Análise SWOT/FOFA: Saiba O Que É E Como Implementar
Essa métrica é muito importante para avaliar a viabilidade de atividades e investimentos realizados pela empresa.
O terceiro entre os principais indicadores de rentabilidade é o Retorno Sobre as Vendas (ROA). A partir da divisão de lucro líquido sobre as vendas e, multiplicando-se o resultado por 100, obtém-se essa métrica.
Sem a coleta de dados para metrificação e análise de resultados é quase impossível detectar onde pode haver correção de erros e melhorias.
Os indicadores estão, sem dúvidas, entre as ferramentas mais importantes para a gestão de negócios.
Sem os indicadores é impossível tomar decisões assertivas, o que, como consequência, pode gerar problemas administrativos de difícil solução.
Profissionais com diferentes habilitações podem realizar a coleta de dados para metrificação e obtenção de indicadores de rentabilidade.
Em empresas, a contratação de contadores para essa função é muito comum, ainda que, com os devidos conhecimentos, o próprio empresário possa realizar alguns desses estudos e gerir os negócios.
Outra opção encontrada no mercado são as empresas especializadas em contabilidade e finanças.
Entre os diferentes serviços fornecidos, esses agentes costumam oferecer pacotes que incluem a coleta e análise de dados financeiros.
Fonte: Finube
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…