Conheça as obrigações fiscais de uma loja

Que o Brasil é um dos países com um dos maiores índice de contribuições por meio de impostos, taxas e contribuições de melhoria, todo mundo já sabe. O que muita gente não sabe é para que eles servem, e para onde vão.

O lojista possui uma seleção de contribuições que deverá pagar, cada categoria possui um tipo diferente de contribuição; mas todas (excluindo as pequenas empresas) devem arcar com as seguintes prestações:

IRPJ

O imposto de Renda das Pessoas Jurídicas. É um tributo federal. Pagam-no as pessoas jurídicas não imunes/isentas sobre seu Lucro Real, após as adições e exclusões efetuadas sobre os lançamentos constantes do Livro de Apuração do Lucro Real) , ou sobre o Faturamento/Receita Bruta, caso a empresa haja optado pelo pagamento do IR por Lucro Presumido, cujo percentual de presunção oscila entre 1,6% a 32%, conforme o tipo de atividade da empresa. O prazo de seu recolhimento e sua peridiocidade varia, podendo ser de mês a mês ou a três em três meses.

IPI

Imposto sobre produtos industrializados – IPI é um tributo administrado pela receita federal, não cumulativo, incidente sobre produtos industrializados. É de caráter seletivo: ou seja, a alíquota que é definida pelo governo federal através da TIPI – Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados privilegia bens de maior essencialidade com alíquotas menores/isentas enquanto para bens de menor essencialidade ela onera, como é o caso do cigarro que pode chegar a 300%. É utilizado pelo governo federal para fazer políticas publicas como instrumento de intervenção econômica.

ISS

O imposto sobre os serviços é um tributo municipal que possui a alíquota regulada conforme a legislação do município no qual o serviço foi executado. Logo, o cálculo será baseado no valor recebido pelo serviço.

PIS

PIS é a sigla para: Programa de Integração Social, uma contribuição tributária de caráter social, que tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, como privadas. A alíquota pode variar de 0,65% até 1,65% e deve ser recolhido até o último dia útil da primeira quinzena do mês subsequente.

COFINS

A Cofins é uma contribuição social que tem como objetivo financiar a Seguridade Social, em suas áreas fundamentais, incluindo entre elas a Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde Pública. Trata-se de uma alíquota aplicada sobre o valor bruto de faturamento das empresas, que deve ser recolhido aos cofres públicos. Tem alíquotas variáveis de 3% até 7,6% e deve ser recolhido até o último dia útil da primeira quinzena do mês subsequente.

ICMS

É um imposto que incide sobre a circulação de produtos como eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual, entre outros. A arrecadação advinda desse tributo é encaminhada para os estados e usado por eles para as diversas funções.

CSLL

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é uma contribuição criada pela Lei para todas as Pessoas Jurídicas, além do Imposto de Renda (DIPJ), possam colaborar financeiramente a Seguridade Social. A CSLL é um dos complementos da lista de tributos a serem pagos à Receita Federal. Possui alíquotas que variam entre 10% a 12%.

E, apenas se sua loja possuir funcionários (ou também for de seu interesse):

INSS

Sua alíquota pode variar de 25,8% até 28,8% e o cálculo é realizado através da base salarial da pessoa. Essa é a contribuição realizada

Via Qblz

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago