INSS

Conheça os benefícios do novo cartão do INSS

Ao que tudo indica, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá disponibilizar um novo recurso voltado aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia. Estamos nos referindo ao pretendido “cartão beneficiário” que promete oferecer diversas vantagens aos milhares de cidadãos amparados pelos pagamentos do órgão. 

A informação oficial referente a novidade, se deu por meio de uma declaração do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ao se reunir com o ministro da fazenda , Fernando Haddad, no dia 6 de fevereiro. Segundo ele, a ideia é lançar o novo cartão ainda no próximo mês de março. 

Atualmente, o INSS contempla cerca de 37 milhões de brasileiros, entretanto, estima-se que, inicialmente, o cartão somente estará disponível para aproximadamente 14 milhões de beneficiários. Isto porque, à princípio, o recurso estará direcionado apenas para aqueles que possuem conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. 

Contudo, Luppi já declarou que pretende ampliar o benefício futuramente para o montante total de contemplados pelo INSS. De acordo com ministro, em breve, outros bancos também serão convidados a fechar parceria para oferecer o recurso aos seus clientes que recebem os pagamentos mensais do instituto. 

Sobre o novo cartão beneficiário

Vale reforçar que o novo recurso ainda não está disponível, todavia, tudo indica que o cartão chegará às mãos dos beneficiários da autarquia em março. Mediante a posse do cartão, serão disponibilizados diferentes benefícios em parceria com estabelecimentos conveniados. 

Dentre as vantagens, os beneficiários poderão aproveitar descontos em diversos tipos de compras, o que inclui hospedagem em hotéis, preços especiais em farmácias, reduções em contas de restaurantes, e quantias mais vantajosas ao adquirir passagens aéreas.

Além disso, com o novo cartão o acesso a transportes públicos de forma gratuita será mais facilitado, dispensando a necessidade de requerer autorização para adquirir o referido benefício. Esta é uma vantagem voltada aos segurados idosos que possuem idade igual ou superior a 60 anos. 

O acesso gratuito ao transporte público será válido em todo território nacional, logo, não importa em qual localidade o idoso se encontre, pois, em qualquer parte do país ele poderá aproveitar a referida gratuidade sem preocupações. 

Pagamentos antecipados do INSS

Outra boa notícia direcionada aos beneficiários do órgão é a antecipação do pagamento mensal do INSS programada para fevereiro. O adiantamento ocorre devido a celebração do carnaval que ocorre tradicionalmente neste mês do ano. 

Nesta linha, diante das comemorações, o instituto se viu obrigado a antecipar os repasses que começam, justamente, hoje, dia 17 de fevereiro. O cronograma de pagamentos do INSS é dividido em dois calendários, sendo um para quem ganha um salário mínimo e outro voltado aos segurados que recebem acima do piso nacional. 

Para conferir a data exata do depósito, basta que o segurado confira o último dígito do número de inscrição do benefício, lembrando sempre de DESCONSIDERAR o verificador (dígito após o traço). Veja todas datas referentes a folha de fevereiro:

Para segurados que ganham um salário mínimo

  • Número de inscrição final 1: pagamento em 17 de fevereiro;
  • Número de inscrição final 2: pagamento em 23 de fevereiro;
  • Número de inscrição final 3: pagamento em 24 de fevereiro;
  • Número de inscrição final 4: pagamento em 27 de fevereiro;
  • Número de inscrição final 5: pagamento em 28 de fevereiro;
  • Número de inscrição final 6: pagamento em 1º de março;
  • Número de inscrição final 7: pagamento em 2 de março;
  • Número de inscrição final 8: pagamento em 3 de março;
  • Número de inscrição final 9: pagamento em 6 de março;
  • Número de inscrição final 0: pagamento em 7 de março.

Para segurados que ganham acima do salário mínimo

  • Número de inscrição final 1 e 6: pagamento em 1º de março;
  • Número de inscrição final 2 e 7: pagamento em 2 de março;
  • Número de inscrição final 3 e 8: pagamento em 3 de março;
  • Número de inscrição final 4 e 9: pagamento em 6 de março;
  • Número de inscrição final 5 e 0: pagamento em 7 de março.
Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

6 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

8 horas ago