Fique Sabendo

Conheça os cuidados e benefícios da Black Friday para o setor empresarial

A Black Friday vem se popularizando cada vez mais no Brasil e no mundo, e este grande dia de promoções e descontos pode ajudar empresas a se reerguerem durante o período de crise e incertezas que a pandemia trouxe.

Mas essas incertezas fizeram com que companhias acabassem trabalhando no limite, e Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital, alerta que é ideal estar com as finanças em dia para poder aproveitar a Black Friday ao máximo, sem correr riscos desnecessários. “O momento de recuperação econômica que estamos vivendo pode ajudar na reestruturação dos negócios, ou afundar de vez o sonho de empreender. Por isso, é importante que empresa esteja no azul, trabalhando em situação de lucro”, conta o especialista.

Além disso é primordial que os empresários saibam exatamente as margens que podem ser aplicadas, evitando oferecer um desconto maior do que deveriam. “Você deve saber a real margem de lucro de cada produto. Para isso, é necessária uma boa política de preços, levando em conta todos os custos referentes a cada item e serviço, incluindo impostos e comissões. Tudo isso ajuda a estipular o percentual de desconto correto a se praticar”, adiciona o CEO.

Todos os anos, durante a Black Friday, nota-se reclamações sobre empresas que enganam os consumidores e não aplicam descontos verdadeiros. O especialista destaca que é primordial que os comércios sejam verdadeiros com seus clientes. “Alguns lojistas aproveitam do sucesso da Black Friday para vender produtos com o mesmo valor ou até mais caros, induzindo o cliente ao erro e fazendo ele acreditar que está pagando mais barato. Para evitar esse transtorno que pode gerar reclamações e até processos judiciais, apliquem corretamente os descontos, entregando um benefício real ao consumidor. Assim você pode girar o estoque de mercadorias que estejam paradas ou com dificuldades de venda”, ressalta Caio Mastrodomenico.

Para quem está na posição de consumidor, o economista alerta: Planeje e pesquise. “Nem sempre preços baixos são sinônimos de bons negócios. Antes de se comprometer com algum produto ou serviço, faça um planejamento financeiro realista, de acordo com o seu projeto de aquisição”, finaliza.

Por Caio Mastrodomenico é CEO da Vallus Capital. Pós-graduado em Mercado financeiro e de capitais e analista econômico e político 

Fintech de Antecipação de Recebíveis foi criada pelo empresário Caio Mastrodomenico no ano de 2019, com o intuito de auxiliar empresas a manterem uma boa organização financeira de seus negócios, através de uma nova modalidade de crédito, a antecipação de vendas a prazo.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago