Imagem por @BillionPhotos / freepik
A contabilidade de custos é uma área da contabilidade que se concentra no registro, análise e controle dos custos envolvidos na produção de bens ou serviços.
Esses custos podem incluir matérias-primas, mão de obra, despesas gerais de fabricação e outras despesas relacionadas ao processo produtivo.
A contabilidade de custos é uma ferramenta importante para as empresas, pois ajuda a gerenciar os custos e maximizar os lucros.
Por meio da análise dos custos, as empresas podem identificar áreas onde podem reduzir os gastos, melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade.
Leia Também: Ciências Contábeis: Saiba Quais As Área De Atuação De Um Contador
O Custeio por absorção é o método mais tradicional e amplamente utilizado na contabilidade de custos. Ele consiste em alocar todos os custos de produção (diretos e indiretos) aos produtos, incluindo a parcela de custos fixos.
Já o custei variavel considera apenas os custos variáveis (diretos e indiretos) na produção de produtos ou serviços, excluindo os custos fixos. Esse método é especialmente útil para empresas que têm alta variação nos custos fixos, como despesas gerais de fabricação.
Custeio direto ou marginal, semelhante ao custeio variável, esse método considera apenas os custos diretos na produção de produtos ou serviços. É mais útil para empresas que produzem em pequenas quantidades ou em lotes.
Leia Também: TRABALHO X SAÚDE! As Carreiras Que Mais Engordam
O ABC atribui os custos às atividades específicas que são realizadas para produzir um produto ou serviço. O ABC é especialmente útil para empresas com um grande número de atividades, permitindo uma alocação mais precisa dos custos.
No custeio padrão, são estabelecidos padrões de custos para cada etapa do processo produtivo. Os custos reais são comparados com esses padrões, permitindo a identificação de variações e possíveis melhorias no processo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…