Categorias NegóciosNews Yahoo

Conheça os quatro pilares para fidelizar e encantar o cliente

Encantar. É isso que a Disney faz com o cliente. Nos parques, através dos filmes, em suas lojas, nos hotéis…Tudo que leva o nome da marca tem este encanto. O resultado é uma fidelização colossal, cerca de 90% das pessoas que se hospedam nos hotéis do grupo, já o fizeram antes; 70% de quem visita os parques estão indo pela segunda vez ou até mais. Como isso é capaz? Atitude. E todo empresário pode seguir este caminho.

Nos parques, os cast members (como são chamados os colaboradores da Disney) passam por uma rígida seleção e são escolhidos, não por suas aptidões, mas por sua atitude. Esse é um dos segredos para o sucesso corporativo: o engajamento da equipe é essencial. Se todos os colaboradores forem engajados, não apenas em sua função, mas na missão central da empresa, eles estarão prontos para exceder as expectativas dos clientes.

Um vendedor, não pode ser apenas um vendedor, deve ser a pessoa que auxilia o consumidor a ter a melhor experiência naquele lugar. Uma pessoa responsável pela limpeza, não tem apenas a função de limpar o ambiente, mas o propósito de colaborar na realização da missão da entidade.

Quando a equipe acredita em algo maior do que as atividades diárias, verá sentido e valor do trabalho que desenvolve diariamente, agregando valor ao negócio, surpreendendo os clientes e gerando, mais do que fidelidade: lealdade. Um cliente leal volta, acredita, indica e advoga a favor da marca.

Outro ponto a destacar é a resolução e antecipação dos problemas. Para isso, os colaboradores não podem ter medo de se deparar com os desafios do dia a dia, até porque não se trata de algo ruim, mas sim de uma oportunidade de conquistar o cliente. Afinal, ao solucionar a questão, ele vira fã e ficará feliz em consumidor daquela determinada marca.

Advertisement
publicidade

Antecipar um problema é prestar atenção em tudo ao redor e perceber o que pode ser um transtorno para o cliente, e encontrar uma solução para isso, antes mesmo de ele pedir ajuda. Um colaborador que está sempre atento e disposto a ajudar, dentro e fora da organização, leva uma boa imagem por onde passa, independentemente de estar ou não fazendo a coisa certa em nome dela.

Além disso, outra forma de se destacar no atendimento é criar empatia com o cliente. Reconhecer suas necessidades sem que ele precise informar é uma maneira de aproximá-lo A empresa encontra a melhor maneira de atender quando o colaborador se coloca no lugar do cliente, e atende da forma que ele gostaria de ser atendido.

Ficar atento com a qualidade do atendimento, por fim, também é trabalhar para criar uma conexão emocional com o consumidor. Não se trata apenas de ter bons produtos ou serviços e atender de forma descente. Isso é o mínimo. Se conectar emocionalmente é se comunicar intimamente com o cliente e contar uma história emocionante, que fique guardada para o resto da vida. A conexão emocional é de extrema importância para que ele saia encantado com sua marca, para que ele acredite no que está adquirindo e possa propagar a mensagem.

Esses são os quatro pilares do atendimento ao cliente para alcançar resultados, estratégias que muitas empresas de sucesso já utilizam: engajamento da equipe, resolver e antecipar os problemas dos clientes, ter empatia e fazer uma conexão emocional com eles.

Agora é colocar em prática! Bons negócios!

Advertisement
publicidade

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). 

Wanessa

Compartilhe
Publicado por
Wanessa

Notícias recentes

MEI: quando é o momento certo para contratar um funcionário?

Microempreendedor Individual (MEI) entenda quando e como avaliar qual é o momento certo para contratar…

19 de março de 2025

Restituição do Imposto de Renda: como saber quem vai receber primeiro?

Entenda como você pode descobrir que vai receber a restituição do Imposto de Renda primeiro…

18 de março de 2025

Após 9 meses “presos” no espaço, Astronautas finalmente estão voltando à Terra

Os astronautas da NASA, Sunita Williams e Butch Wilmore, que estavam na Estação Espacial Internacional…

18 de março de 2025

Exames discriminatórios em processo seletivo fere direitos fundamentais dos candidatos

O exame admissional deve avaliar a aptidão para exercer a função sem comprometer sua saúde…

18 de março de 2025

Crédito no Pix: Parcelamento do FGTS, INSS e Cartão de Crédito

O Pix Parcelado expande o acesso ao crédito, permitindo parcelar pagamentos usando FGTS, INSS ou…

18 de março de 2025

Ampliação da isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil. Veja o que vai mudar!

Com um impacto previsto de R$ 25,84 bilhões sobre os cofres do governo federal em…

18 de março de 2025

Blindagem patrimonial: como proteger bens sem cair na malha fina

Proteger bens contra riscos empresariais e ações judiciais

18 de março de 2025

Especialista alerta sobre como a Reforma Tributária trará aumento de 15% na gestão das holdings familiares

Estados do Norte e Nordeste, como Bahia e Pernambuco, possuem alíquotas menores, entre 3% e…

18 de março de 2025

Casos de ‘divórcio cinza’ aumentam no Brasil e divisão de bens se torna uma preocupação

De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos que se divorciam no Brasil…

18 de março de 2025

Revisão do INSS: veja quem tem direito a pagamentos em abril

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que iniciará os pagamentos referentes à revisão…

18 de março de 2025

Título de Capitalização deve ser declarado no Imposto de Renda; saiba como informar à Receita

Declarar Imposto de Renda é uma tarefa anual para milhares de brasileiros e aqueles que…

18 de março de 2025

MEI precisa de Inscrição Municipal e Estadual? Confira!

Esses documentos são essenciais para formalizar o negócio e oferecem benefícios

18 de março de 2025

This website uses cookies.