Chamadas

Tipos de escalas de trabalho: conheça quais são permitidas

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) regulamenta as relações de trabalho, assim como os direitos dos trabalhadores e orienta as empresas sobre vários temas.

Dentre eles, estão as escalas de trabalho que atende às necessidades de empregados e empregadores. 

Por isso, hoje vamos falar sobre os tipos de escalas de trabalho que são autorizadas pela CLT e como elas devem ser cumpridas pelas empresas, a fim de garantir que não haja problemas para as duas partes. Então, tire suas dúvidas sobre o tema! 

Jornada de trabalho

Antes de falarmos sobre as escalas de trabalho, é necessário entender a diferença que existe com a jornada de trabalho.

Sabemos que esses dois termos podem confundir, então, saiba que a jornada de trabalho se refere à duração do trabalho normal.

Segundo a legislação atual, não pode ser superior a oito horas diárias, podendo ter 2 horas extras. Isso equivale a 44 horas semanais e um total de 220 horas por mês. 

Mas, agora, as jornadas de trabalho podem ser negociadas e estabelecidas no contrato de trabalho.

Japanese woman working on a laptop

Outra possibilidade é a jornada parcial que, segundo as mudanças feitas pela reforma trabalhista, passou a ser de 26 horas semanais, com até 6 horas extras semanais; ou 30 horas semanais, sem horas extras.

Por sua vez, a escala de trabalho é a estrutura dos dias e horários que os colaboradores precisam cumprir e são estabelecidas conforme as necessidades da empresa.

Sendo assim, muitos estabelecimentos funcionam com o revezamento de funcionários, desta forma, nenhum deles trabalhará mais tempo do que o permitido e não faltará colaboradores.

Como exemplo, podemos citar os shoppings que, geralmente, funcionam das 10 às 22h. 

Tipos de escalas de trabalho

Agora que vimos a principal diferença entre a jornada e a escala de trabalho, listamos os principais tipos de escalas que são autorizadas pela CLT e que são aplicadas para diferentes funções e necessidades.

Elas podem ser contabilizadas por dias (5×1, 5×2 e 6×1) ou por horas (12x×36, 18x×38, 24x×48). Diante disso, para que sejam aplicadas de forma correta, é preciso entender quais são as principais regras. Então, veja a seguir: 

Escala 5×1: nesse caso, a cada 5 dias trabalhados, o trabalhador tem direito a um dia de folga que deve ser combinado. Mas vale ressaltar que a jornada de trabalho não pode ultrapassar 8 horas diárias, então, a duração máxima de trabalho deve ser de 7 horas e 20 minutos.

Escala 5×2: este é o tipo de escala mais conhecida, pois, o trabalhador atua na empresa por 5 dias na semana e têm o direito a dois dias de folga.

Assim, é necessário que o empregado trabalhe 8 horas e 48 minutos diariamente e, em caso de hora extra, é preciso que a empresa faça o pagamento de acordo com o período trabalhado a mais ou ainda, pagar em dobro, caso essas horas sejam cumpridas nos dias de folga.

Escala 6×1: neste caso, o trabalhador irá atuar por 6 dias e poderá ter uma folga que deve ser combinada com a empresa. Assim, os trabalhadores que possuem essa escala podem cumprir uma jornada de seis horas diárias ou de oito horas por dia, sendo 5 vezes na semana e 4 horas aos sábados.

Escala 12×36: neste tipo de escala é contada em horas,  assim, a cada 12 horas de trabalho, o trabalhador descansa 36. 

Escala 18×36: o trabalhador que atua neste tipo de escala, deve trabalhar 18 horas e poderá folgar nas 36 horas seguintes. Mas atenção ao pagamento da remuneração em feriados, que deve ser feita em dobro mediante acordo coletivo do trabalho. 

Escala 24×48: neste caso serão 24 horas trabalhando com alguns intervalos de descanso e 48 horas de folga ao trabalhador.

Essa escala atende a atividades específicas, sendo assim, nesta escala o trabalhador fará 48 horas por semana, mas estas quatro horas excedentes devem ser pagas como horas extras. 

Horários diferenciados

A Consolidação das Leis do Trabalho determina que algumas categorias podem cumprir horário de trabalho diferenciado, por terem regulamentação própria.

Como exemplo, podemos citar o trabalho feito por algumas categorias, como por exemplo:

  • Bancários: seis horas diárias ou 30 horas semanais;
  • Jornalistas: cinco horas diárias ou 30 horas semanais;
  • Médicos: jornada de quatro horas diárias;
  • Aeronautas: devido às peculiaridades da atividade, a jornada pode chegar a 20 horas;
  • Radiologistas: a jornada é de 24 horas semanais;
  • Advogados: jornada de quatro horas diárias ou 20 horas semanais;

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Samara Arruda 

Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

7 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

7 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

9 horas ago