Foi autorizado pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, nesta última quarta-feira 12, a movimentação da conta vinculada FGTS para pagamento total ou parcial do preço de aquisição da casa própria, para liquidação, amortização ou pagamento de parte das prestações decorrentes de financiamentos habitacionais.
Pela regulamentação em vigor, o trabalhador só pode utilizar recursos do FGTS para crédito imobiliário no Sistema Financeiro da Habitação, entretanto, a partir de agosto poderá contar com o SFH que não possui limite de juros.
Os saques de recursos da conta vinculada para pagamento total ou parcial do preço de aquisição de imóvel próprio só poderão ser feitos através de um agente financeiro do SFH para aquisição de moradia do titular da conta vinculada, observados os requisitos fixados na Lei nº 8.036, de 1990, e no regulamento consolidado do FGTS, aprovado pelo Decreto nº 99.684, de 8 de novembro de 1990.
Ressaltando que entende-se como imóvel adquirido para fins de moradia própria aquele situado em área urbana, no qual o pretendente instalará sua residência e domicílio com ânimo definitivo.
A movimentação da conta vinculada do trabalhador para aquisição de imóvel é permitida ao titular da conta do FGTS que:
A mudança deve começar a valer a partir do mês de agosto e os recursos podem ser utilizados apenas para realização de pagamento do primeiro imóvel que deve ter valor de aproximadamente 1,5 milhão de reais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…