Chamadas

Consignado do Auxílio Brasil começa na próxima semana?

O empréstimo consignado para beneficiários do programa Auxílio Brasil é um dos temas mais em alta. Afinal de contas, em muitos casos, a contratação do crédito poderá significar um alívio financeiro e resolução de um grave problema.

Conforme informado pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil deverá se iniciar ainda neste mês de setembro, contudo, por não ter sido cravado uma data, apenas o mês, muitos esperam pela liberação o mais rápido possível?

Consignado pode começar na próxima semana?

Para que o consignado possa ser liberado na próxima semana, será preciso que o governo finalize o estudo do teto de juros para a nova modalidade de crédito consignado para o Auxílio Brasil.

O anúncio oficial ainda não ocorreu, pois, tentando evitar uma taxa abusiva de bancos, o governo vem negociando junto aos bancos que vão ofertar o crédito, um teto máximo de juros que poderão ser cobrados na contratação do crédito.

A pasta da Cidadania enviou ao Banco Central uma consulta para identificar se a instituição possui prerrogativa para fixar o teto de juros na modalidade do crédito consignado, assim como os critérios que devem ser adotados.

Dessa maneira, como o governo ainda está analisando o teto de juros, é provável que o governo finalize essa etapa na próxima semana, para que em seguida possa começar a operar junto aos bancos com a liberação do crédito.

Empréstimo consignado

A modalidade do empréstimo consignado para o Auxílio Brasil, permitirá que os beneficiários possam utilizar até 40% do valor do benefício que recebem com o pagamento de empréstimos.

O consignado é uma das modalidades mais fáceis de ser contratada e tem como um dos principais diferenciais as parcelas do empréstimo que são descontadas diretamente da fonte pagadora.

Dessa maneira, antes mesmo do benefício ser pago aos beneficiários, o valor do empréstimo já é pago é descontado, sendo assim, o banco não corre risco de inadimplência, podendo então ofertar o crédito com juros menores e até mesmo para negativados.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

10 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

32 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

55 minutos ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago