Imagem por @atlascompany / freepik / editado por Jornal Contábil
O governo federal aprovou a liberação do empréstimo consignado para os beneficiários do programa Auxílio Brasil. No total, todos os mais de 20 milhões de inscritos poderão contratar a modalidade descontada diretamente na folha de pagamentos.
Na prática, o empréstimo consignado funciona da seguinte forma: o beneficiário faz a contratação junto ao banco, onde, todos os meses, antes mesmo do inscrito do Auxílio Brasil receber, já haverá o desconto da parcela mensal do crédito.
Dessa maneira, como o desconto ocorre diretamente em folha, o risco de inadimplência é de praticamente zero, como consequência o consignado poderá ser contratado inclusive pelos beneficiários do Auxílio Brasil que estejam com nome sujo.
Apesar de já ter sido confirmado pelo governo, o consignado para inscritos do Auxílio Brasil ainda não foi disponibilizado.
O motivo para isto, segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, está nos ajustes finais da operação junto aos bancos que vão fornecer o consignado para os beneficiários.
A expectativa é que o consignado possa ser disponibilizado a qualquer momento, inclusive esta semana, mesmo que ainda não tenhamos uma confirmação oficial.
“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do próximo mês (setembro) seja tudo regulamentado”, declarou Ronaldo Bento.
Vale lembrar que enquanto o crédito não é disponibilizado a pasta da Cidadania, trabalha para tentar um teto na cobrança da taxa de juros que será imposto pelos bancos na contratação do crédito consignado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…