Imagem por @gustavomellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
O Ministério da Cidadania divulgou no último mês, informações sobre o tão esperado empréstimo consignado para cidadãos contemplados com o Auxílio Brasil. Segundo Ronaldo Bento, ministro da Cidadania, o crédito consignado terá início neste mês de setembro, mas ainda não estipulou uma data certa.
O crédito consignado diz respeito a uma modalidade que funciona com descontos automáticos na folha de pagamento. Nesta linha, o valor das parcelas do empréstimo solicitado pelo contratante será retirado de mês a mês do pagamento do programa.
Na prática, o contratante coloca a própria renda mensal como garantia de que o empréstimo será pago. Devido ao baixo risco de inadimplência, instituições financeiras oferecem juros mais baixos, quando comparado a outras opções de crédito no mercado.
Vale ressaltar que, o valor total da parcela do empréstimo não pode passar de 40% (margem consignável) do valor recebido no Auxílio Brasil, o que consequentemente implica em uma redução de no máximo R$ 240 dos R$ 600 mensais.
Outra informação importante sobre o consignado do auxílio, diz respeito à possibilidade de cidadãos com o nome sujo (negativados) também poderem usufruir dessa nova modalidade de crédito do governo federal.
Como previamente dito, ainda não há uma data oficial para liberação dos empréstimos, tampouco uma garantia que os créditos estarão disponíveis ainda esta semana. Até então, somente temos a informação do ministro, quando disse que o consignado seria liberado em setembro.
No momento, a possibilidade passa pelo ajuste dos últimos detalhes, a exemplo do teto da taxa de juros cuja implicação ainda divide opiniões. A fixação ou não do limite é um dos fatores que contribuem para a liberação efetiva do empréstimo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…