Imagem por @Luis Lima Jr / freepik
Desde o mês de agosto, milhões de beneficiários do Auxílio Brasil aguardam pela liberação do empréstimo consignado que poderá ser contratado pelos mais de 20 milhões de inscritos do programa social.
Durante a oficialização do consignado, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, havia informado que dentre as pretensões do governo a expectativa era de que a modalidade de crédito fosse disponibilizada ainda no mês de setembro.
Todavia, sob alegação de diversas tratativas que estão em andamento, como a negociação de um limite na taxa de juros que poderá ser cobrado pela modalidade, o consignado não sairá mais neste mês de setembro.
Primeiramente é importante esclarecer que a lei que permite o consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil já foi sancionada e está em vigor desde o dia 4 de agosto.
Todavia, ainda é necessário que o Ministério da Cidadania edite normas complementares para que as instituições financeiras possam começar a operar a nova linha de crédito.
Segundo integrantes do ministério da Cidadania, a pasta segue em constantes tratativas com os órgãos e instituições envolvidas no processo para garantir o melhor direito à população de baixa renda.
Dentre as tratativas, destacamos o limite da taxa de juros que poderá ser aplicado pelas instituições financeiras para a liberação do crédito consignado.
Ocorre que para a modalidade teremos um número reduzido de instituições financeiras que vão operar o consignado para o Auxílio Brasil, tendo em vista que os grandes bancos não se interessaram pela modalidade.
Dessa forma, como serão até o momento 15 instituições financeiras, com exceção do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão oferecer a modalidade de crédito, devido à baixa concorrência, o governo teme pela alta nas taxas de juros ofertados.
Como consequência, a alta taxa de juros pode acabar aumentando o endividamento dos beneficiários do Auxílio Brasil, o que seria um passo para trás diante do objetivo do governo.
O governo ainda não definiu uma data de liberação do consignado do Auxílio Brasil, afinal, a pretensão do governo é conseguir liberar o consignado já com o limite de juros aplicados.
Agora a nova expectativa é de que o consignado seja disponibilizado após o primeiro turno das eleições, tempo que o governo terá para concluir as diretrizes e iniciar a operação do consignado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…