Novo salário mínimo: o que muda no crédito consignado para Aposentados e Pensionistas?/ Imagem freepik / editado por Jornal Contábil
Após a reunião de ontem do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para definir um aumento da taxa de juros do consignado do INSS, um aumento aconteceu, o que deve aumentar o interesse dos bancos na oferta desse crédito.
Os representantes das instituições financeiras que estavam presentes tinham como objetivo um aumento do teto para 1,99%. Entretanto, a proposta vencedora do projeto foi de 1,8% ao mês.
O aumento no teto de juros do empréstimo consignado para o INSS aconteceu pela primeira vez desde que o governo Lula assumiu o poder, no dia 1º de janeiro de 2023, há 2 anos.
O teto do consignado estava estacionado em 1,66% ao mês (a.m.), mesmo com o aumento de 10,50% para 12,25% da taxa Selic em setembro. Por este motivo as instituições estavam perdendo interesse no consignado do INSS.
Até mesmo alguns bancos já deixaram de ofertar esse produto e muitas outras instituições estavam perdendo interesse, por este motivo a reunião foi convocada visando aumentar a taxa máxima de juros.
Os bancos afirmaram que essa modalidade de empréstimo não estava sendo viável a longo prazo. Atualmente, há mais de 48 milhões de contratos de consignado ativos. Segundo dados do Banco Central.
A reunião que aconteceu ontem (09) foi presidida pelo ministro em exercício do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel. As decisões vão trazer mudanças nos próximos meses.
O limite para empréstimo com desconto em folha passa a ser de 1,80% ao mês. Antes estava em 1,66%. Na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício nada foi alterado, os juros (a.m.) máximo continuam em 2,46%.
A alteração foi aprovada por 13 votos favoráveis e um contrário. Esse é o primeiro aumento após uma sequência de sete reduções no teto de juros do consignado do INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…