Chamadas

Consignado do INSS: bancos públicos e privados suspendem serviço

Ontem, quinta-feira, dia 16, oito bancos anunciaram a suspensão do serviço de empréstimo consignado do INSS. Foram eles: Mercantil do Brasil, Pan, Pag Bank, Bem Promotora, Daycoval e Itaú, C6 e Bradesco. Já nesta sexta, dia 17, foi a vez do Banco do Brasil e da Caixa Econômica acompanharem a decisão. 

O motivo é que o governo federal reduziu as taxas de juros da modalidade de crédito de 2,14% para 1,7% e o do cartão de crédito consignado (de 3,06% para 2,62% ao mês). A redução dos juros teve aprovação pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que conta com membros representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que, atualmente, cerca de 14,5 milhões de pessoas têm as duas linhas de consignado do INSS (empréstimo e cartão), com um ticket médio de R$ 1.576 e R$ 215 bilhões em empréstimos. Diz também que os “negativados” serão os prejudicados.

Leia também: 13º do INSS não será antecipado em 2023. Veja o calendário

Justificativas

Cada instituição deu sua razão para suspender com o serviço. A Caixa afirmou que “suspendeu a oferta do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para avaliação”. Já o Banco do Brasil disse que, “tão logo haja novidades sobre a retomada das contratações no âmbito do convênio [com o INSS], informaremos”. A instituição disse ainda que “realiza estudos de viabilidade técnica sobre as novas condições”.

O Itaú não informou o motivo da paralisação. Todavia o Pan confirmou que foi “em função da redução do teto de juros com que teve aprovação pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS)”. 

Já o Banrisul disse que a rede de atendimento própria do banco (agências, postos bancários e aplicativo) segue oferecendo o consignado INSS, mas suspendeu temporariamente algumas operações da modalidade de crédito na Bem Promotora (um dos canais de relacionamento do Banrisul).

Por fim, o Mercantil também suspendeu as operações e disse que está “avaliando a situação e ajustando o produto às novas condições”.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

39 minutos ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

43 minutos ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

48 minutos ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

50 minutos ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

2 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

2 horas ago