O governo deu sinal verde no encontro do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) realizado nesta quinta-feira, 17 de agosto.
Foi aprovada uma diminuição no limite máximo de juros aplicados aos empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do INSS, passando de 1,97% ao mês para 1,91%.
Além disso, a taxa referente ao cartão de crédito consignado também registrou uma queda, passando de 2,89% para 2,83% ao mês.
Queda da Selic
O Ministério da Previdência justificou sua decisão com base na queda da Selic, que é a taxa de juros fundamental da economia.
No começo deste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) realizou um corte de 0,50 ponto percentual nos juros, estabelecendo-os em 13,25% ao ano. Há expectativas de que mais reduções ocorram até o final do ano.
A medida foi aprovada por uma margem de 14 votos a favor e apenas o representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) votou contra.
Logo após o anúncio do Copom, tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica divulgaram reduções nas taxas de empréstimos consignados para beneficiários do INSS, estabelecendo taxas de 1,77% ao mês e 1,70%, respectivamente.
Leia Também: INSS: Dinheiro para aposentados e pensionistas na próxima semana!
Suspensão
Em fevereiro, a ação do Ministro da Previdência, Carlos Lupi, de diminuir o limite da taxa de juros para empréstimos consignados de 2,14% ao mês para 1,70%, através do CNPS, provocou uma suspensão dessa modalidade de crédito por parte das instituições financeiras, incluindo as públicas, uma vez que não houve acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O impasse só foi resolvido após a intervenção da Casa Civil e do Ministério da Fazenda. Quase um mês depois, um acordo foi alcançado, estabelecendo o limite máximo de juros em 1,97% ao mês.
O ministro comentou que teve várias discussões com a equipe técnica e membros do governo. Ele afirma que desde sua posse, o Presidente Lula tem enfatizado a importância de reduzir as taxas de juros.
Lupi também diz acreditar que está seguindo um caminho razoável.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp