Imagem: Nubank
Foi confirmado que o Nubank disponibilizará uma linha de empréstimos consignados para os seus clientes. A decisão da fintech, vai na contramão de outros bancos e instituições financeiras, que pararam de ofertar a modalidade, em virtude de polêmicas recentes envolvendo os juros cobrados na categoria de crédito.
Contudo, o banco digital já esclareceu que a nova modalidade intitulada de Nu consignado, até então, não ficará disponível para todos os públicos. Segundo o Nubank, neste primeiro momento, a oferta será destinada apenas para uma parcela de servidores federais que já possuem conta aberta junto à fintech.
Não se sabe, ao certo, quantos servidores poderão contratar a modalidade de crédito. Aliás, também não é possível afirmar quais servidores clientes do banco poderão contar com a possibilidade, visto que a lista inicial dos contemplados foi elaborada de forma aleatória, como informa o próprio Nubank.
Quanto à paralisação dos consignados por outros bancos, ocorrida a partir do corte da taxa de juros em operações envolvendo a modalidade, a fintech afirma que está por dentro dos debates e estuda alternativas.
A polêmica surgiu diante da redução do limite de juros que podem ser cobrados em créditos consignados. Após a medida tomada Conselho Nacional da Previdência Social (CNPQ), diversas instituições financeiras, incluindo, a Caixa Econômica e Banco do Brasil, suspenderam as contratações do empréstimo por parte dos aposentados e pensionistas do INSS.
Perante ao referido cenário, o Nubank informa que “irá praticar taxas variadas de acordo com o perfil do cliente e os resultados do período de teste”. Além disso, o banco digital esclarece que conseguiu a devida autorização para operar na modalidade, entretanto, ainda haverá “análises profundas e cautelosas” para garantir o êxito do serviço.
Para quem não é íntimo do tema, empréstimos consignados são aqueles cujo valor das parcelas é descontado de forma automática da folha de pagamento (salário ou benefício). Isto é, não é necessário emitir boletos ou efetuar pagamentos em aplicativos, para arcar com a dívida adquirida.
Em suma, o contratante, basicamente, coloca a própria renda como garantia de que o débito será pago. As taxas de juros do consignado costumam ser mais vantajosas, devido ao baixo risco de inadimplência que as conjunturas da modalidade oferecem aos bancos. Ainda sim, continua se tratando de um empréstimo, exigindo sempre uma análise prévia das condições ofertadas, para certificar que o débito cabe no seu bolso.
Em relação a oferta do Nubank, o banco exige que o contratante seja um servidor público ativo com vínculo estável. Além disso, a lista inicial somente contempla àqueles que possuem uma conta ativa junto a fintech, há pelo menos 3 meses.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…